São Paulo, quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internacional

Igreja onde está Shakespeare busca verba para reforma

INGLATERRA >> Viga que sustenta teto sobre altar e túmulo do autor está soltando lascas e precisa de reparos urgentes

DA ASSOCIATED PRESS

Há algo de podre na cidade inglesa de Stratford-upon-Avon. É a viga que sustenta o teto sobre o túmulo de William Shakespeare, e a igreja onde ele descansa procura com urgência 50 mil libras para a reforma.
O reverendo Martin Gorick, vigário da igreja Holy Trinity (Santa Trindade, em inglês), disse que o problema foi descoberto há três semanas por trabalhadores, que ficaram alarmados ao encontrar pedaços da viga caindo.
A viga sustenta o teto do presbitério, a parte da igreja onde fica o altar e onde Shakespeare está enterrado.
"Estamos fazendo alguns reparos urgentes, e os trabalhadores encontraram pedaços caídos no presbitério", disse Gorick a uma entrevista à BBC. "É seguro para visitação, mas é bem perigoso trabalhar ali."
A igreja arrecadou quase 1 milhão de libras nos últimos sete anos para trabalhos de restauração na construção, que tem quase 800 anos (www.shakespeareschurch.org).
Shakespeare foi batizado na Holy Trinity em 26 de abril de 1564. Após sua carreira escrevendo e montando peças em Londres, o autor se retirou em Stratford em 1611. Ele foi enterrado em 25 de abril de 1616. Sua mulher, Anne Hathaway, também está enterrada ali.
Shakespeare foi pessoalmente responsável por manter o presbitério em bom estado após 1605, quando ele pagou uma soma para se tornar um "lay rector", que tinha obrigação legal de conservar o local. Ele não foi muito bem no cargo: poucos anos após sua morte, o presbitério, segundo registros, estava em estado de ruína.


Texto Anterior: Agaxtur: Operadora tem promoções para pacotes Disney
Próximo Texto: Universal revela detalhes de área dedicada a Harry Potter
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.