São Paulo, quinta-feira, 25 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍCIA POLÍTICA

Restos de sede da Gestapo abrigam mostra sobre terror

DO ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

A algumas quadras do antigo prédio da chancelaria que serviu como bunker de Hitler, na rua Prinz-Albrecht, também desapareceu outro prédio que marcou o nazismo, a antiga sede da Gestapo, polícia política do regime nazista.
Nos restos da construção da sede foi montada uma simples, mas muito abrangente exposição de documentos e fotografias. A mostra ganhou o nome de "Topografia do Terror".
Os itens da coleção ficam em exibição na parte das ruínas que coincide com pedaços remanescentes do Muro de Berlim, derrubado em novembro de 1989, há 20 anos -a data é motivo de diversos eventos na Alemanha durante este ano (veja em www.visitealemanha.com).
O Muro de Berlim, erguido em 1961, foi um símbolo da divisão do país em República Federal da Alemanha, alinhada com as potências capitalistas, e República Democrática Alemã, soviética. Também foi ícone de outro tipo de terror -este experimentado pelos próprios alemães após o final da guerra. (RUBENS VALENTE)


Texto Anterior: Em Berlim, sinais do nazismo dão lugar a lembrança do horror
Próximo Texto: Guerra nunca mais!: "Aprender com o passado" convida turistas a Varsóvia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.