São Paulo, quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Edificada em 1755, igreja reflete mescla de culturas

Índios eram avessos ao crucifixo e igreja foi decorada com anjos 'guaranis'

Em Yguarón, a 48 km da capital, Assunção, franciscanos deixaram marca arquitetônica de sua missão catequética

DA ENVIADA AO PARAGUAI

Não havia crucifixo na igreja franciscana de San Buenaventura, em Yaguarón, a 48 km de Assunção.
Em vez disso, o altar principal, dourado e com os ornamentos barrocos e rococós, apresentava, lá em cima, tocando no teto, a rara imagem de um Deus barbudo, maçãs do rosto salientes como era o biotipo indígena, e um triângulo na cabeça, representando Santíssima Trindade.
"Os índios tinham uma sensibilidade exacerbada à imagem de um deus torturado e morto na cruz. Era medo mesmo", explica a professora Lilian Molinas. O crucifixo só entrou na igreja quase um século depois de inaugurada.
A igreja começou a ser construída em 1755 -e terminou em 1772. Refletia ideais franciscanos: simplicidade por fora, riqueza interior.
Vista de fora, é simples -em vez das pedras de arenito basáltico típicas das missões jesuíticas, as paredes são de taipa de pilão; tem telhado de duas águas, como as que os índios tinham nas casas comunais de suas aldeias.
A complexidade invisível da obra, entretanto, está no tamanho. Para garantir a sustentação, os padres inventaram um meio de espetar no chão toras de ipê previamente esculpidas e mantiveram as raízes das árvores, como constatado nas obras de restauração.
Por dentro, a San Buenaventura é coloridíssima -os padres incentivaram os índios a usar corantes naturais empregados na pintura corporal. Eles também puderam retratar elementos da flora, como a flor de mburukuja (maracujá). E, se os índios ainda duvidassem de que a igreja era deles, permitiu-se a cada um dos construtores que pintasse um anjo com asas. O resultado está em cima do altar: uma legião de seres celestiais de rostos diferentes, mas todos com feições guaranis. (LAURA CAPRIGLIONE)


Texto Anterior: Pacotes para o Paraguai
Próximo Texto: Vá ao Paraguai
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.