São Paulo, quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"MY KIND OF TOWN"

Museus e instituições de Chicago vão além da arte

Planetário, aquário e o museu Field, com múmias e esqueletos de dinossauro, ficam no mesmo parque

DO ENVIADO ESPECIAL A CHICAGO

Os museus formam uma galáxia em Chicago, que, além de arte, tem 40 instituições mostrando de planetas a submarinos, passando por peixes e fósseis de mamute. Três deles ficam no mesmo parque, confira:
No planetário Adler (www.adlerplanetarium.org), em South Lake Shore drive, 1.300, museu e observatório astronômico de 1930 ampliado em 1999, o show no SkyRider Theather simula viagens espaciais. No exterior, há uma estátua de Henry Moore. Dentro, no Sky Pavilion, o Café Galileo descortina visão da metrópole.
No aquário Shedd (www.sheddaquarium.org), no South Lake Shore drive, 1.200, oceanário que diz ter a maior amostra de animais aquáticos em área coberta do mundo, um tanque com 30 tubarões foi aberto em 2003. A ala antiga exibe um recife de coral com 500 espécies. O oceanário de mamíferos marinhos, lar de belugas, golfinhos, focas, pingüins e lontras, entrou em renovação neste mês e será reaberto em meados de 2009.
Já o museu Field (www.fieldmuseum.org), no South Lake Shore drive, 1.400, tem objetos de índios americanos, múmias egípcias, esqueletos de dinossauro e 16 milhões de objetos que remetem à arqueologia, geologia, botânica e zoologia. Mas encerra também o atualizado DNA Discovery Center, aberto em maio deste ano e ligado ao laboratório Pritzker. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Veja exposições em cartaz
Próximo Texto: "My kind of town": Tours de arquitetura esmiúçam história da edificação da cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.