São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilista é mãe do cor-de-rosa-choque

FREE-LANCE PARA A FOLHA

No começo do século, duas rivais deram severos chacoalhões na história da moda. Uma, Gabrielle "Coco" Chanel, é conhecida de todos e ingressou nesse universo no fim do século 19. A outra, Elsa Schiaparelli, menos famosa, mas não menos importante, surgiu para a moda em 1930 e tem suas criações apresentadas em exposição no Musée de la Mode et du Textile em Paris (leia mais sobre a mostra na pág. F4).
Um dos tais chacoalhões que Schiaparelli deu foi colocar um grande sapato de cabeça para baixo na cabeça das mulheres, um dos exemplos da extrema criatividade dessa italiana que causava uma certa "invejinha" em sua rival Coco Chanel.
A estilista francesa, por sinal, não pronunciava o nome de Schiaparelli. Dizia apenas "aquela italiana que faz vestidos", com um forte tom de desdém.
Schiaparelli contou com a parceria de amigos como Salvador Dalí e Jean Cocteau e fez de tudo para aproximar a moda da arte. Assim, enfeitou um vestido de noite com uma lagosta gigante bordada e colocou unhas feitas de couro de cobra em um par de luvas vermelhas.
Schiaparelli foi responsável pela introdução de alguns elementos na moda francesa. Ela desenvolveu, por exemplo, a moda no estilo esportivo no país. Foi a primeira estilista a usar zíperes em roupas. Antes, o apetrecho era reservado ao mundo dos sapatos.
Além disso, foi sob encomenda dela que um químico inventou o rosa-choque, cor usada na embalagem do perfume Shocking, criado por ela. No fim, o produto batizou o novo tom de rosa. (HL)


Texto Anterior: Luzes da cidade: Mundo da moda fala francês com sotaque
Próximo Texto: Panorâmica - TAM: Companhia volta a ter vôos diurnos para Miami
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.