São Paulo, segunda-feira, 26 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAÍS BASCO

Público vê explosivos e réplica de esconderijo

Ex-guerrilheiro expõe artefatos do ETA

DA REDAÇÃO

Um ex-dirigente do grupo separatista basco ETA inaugurou na semana passada em Artea, 35 km ao sul de Bilbao, uma exposição com explosivos, mapas, vestimentas e documentos usados pela organização terrorista na ditadura de Franco. A mostra causou repúdio de políticos e de associações de vítimas do terrorismo.
Xabier Zumalde, 65, o "curador" do evento no pequeno museu que fica em sua propriedade, disse ter abandonado o ETA após o retorno da democracia à Espanha, poucos anos depois da morte de Franco, em 1975. "Não estou defendendo o terrorismo", disse Zumalde, que cobra US$ 3,55 pelo ingresso ao museu. "Apresento aqui a recente história do País Basco."
A exibição inclui a réplica de um "zulo", esconderijo cavado no subsolo e usado por membros do ETA para ocultar armas e a si mesmos.


Texto Anterior: Museu de NY prepara menu com insetos
Próximo Texto: 198 KM de SP: Hóspedes cavalgam por ruas de São Pedro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.