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À LUZ DO IMPRESSIONISMO
Monet visita
colegas de
estilo em SP
FEDERICO MENGOZZI
especial para a Folha
E dá-lhe Monet, a mostra,
em sua passagem pelo Museu
Nacional de Belas-Artes, no
Rio de Janeiro,
atraiu um público recorde no Brasil: foram à exposição 430 mil pessoas.
Agora, quem se dispuser a ingressar no bunker artístico concebido por Lina Bo Bardi para ver as
24 telas e 10 desenhos do maior dos
impressionistas, de 28 de maio a 27
de julho no Museu de Arte de São
Paulo (Masp), deve se presentear
com um quadro mais abrangente
da escola e visitar os companheiros de Claude Monet.
O núcleo impressionista do
Masp é o que o museu tem de melhor. Em 1968, quando da inauguração pela rainha Elizabeth 2ª, sabendo da preferência real pelos
mestres impressionistas, o professor Pietro Maria Bardi fez com que
a visita começasse por eles.
Essa parte do acervo, além de ser
a melhor parte do museu, é a mais
valorizada, como atestam as cotações das obras de Van Gogh -e o
Masp tem cinco delas, sendo quatro excepcionais: "Escolar",
"Passeio ao Crepúsculo", "Banco de Pedra" e "A Arlesiana".
Manet
É uma amostragem de arregalar
os olhos. Pela cronologia, a visita
começa por Édouard Manet
(1832-1883), espécie de boi de piranha sacrificado à arte oficial do século passado. O Masp tem quatro
obras dele: "A Amazonas", "Banhista no Sena", "O Artista" e
"Pertulsel, o Caçador de Leões".
Apesar de ter aglutinado os pintores que fariam o impressionismo, Manet não participou da primeira mostra do grupo, em 1874.
Edgar Degas
Edgar Degas (1834-1917) era dois
anos mais jovem que Manet e participou das três primeiras mostras
do grupo. O museu tem três pinturas dele, uma sobre tela ("Quatro
Bailarinas em Cena") e duas sobre
papel ("Mulher Enxugando o
Braço Esquerdo" e "Mulher Enxugando a Perna Esquerda").
Também fazem parte do acervo
os 73 bronzes da sua obra escultórica completa -a maior delas é
"Bailarina de 14 Anos".
Cézanne
"Paul Alexis Lê um Manuscrito
a Émile Zola" é uma das cinco telas de Paul Cézanne (1839-1906),
que integrou a primeira mostra
impressionista.
A tela retrata o escritor Zola,
amigo de Cézanne e arauto dos impressionistas e que depois rompeu
com Cézanne e duvidou do grupo.
As outras telas do artista, o pai da
arte moderna, são "O Negro Scipião", "Rochas de l'Estaque",
"Madame Cézanne em Vermelho" e "O Grande Pinheiro".
Renoir
De Pierre-Auguste Renoir
(1841-1919), impressionista de primeira hora, o museu reúne 12
óleos sobre tela e uma escultura
-"Vênus Vitoriosa", de 1916.
Renoir influenciou e foi influenciado por Monet e, com ele, passou por dificuldades financeiras
até ser reconhecido.
Entre os óleos, há algumas de
suas melhores obras, como "Marthe Bérard" e "Rosa e Azul".
Uma das telas, "Quatro Cabeças", retrata um de seus filhos, o
então futuro cineasta Jean Renoir.
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