São Paulo, segunda, 26 de maio de 1997.



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À LUZ DO IMPRESSIONISMO

Monet visita colegas de estilo em SP

FEDERICO MENGOZZI
especial para a Folha

E dá-lhe Monet, a mostra, em sua passagem pelo Museu Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, atraiu um público recorde no Brasil: foram à exposição 430 mil pessoas.
Agora, quem se dispuser a ingressar no bunker artístico concebido por Lina Bo Bardi para ver as 24 telas e 10 desenhos do maior dos impressionistas, de 28 de maio a 27 de julho no Museu de Arte de São Paulo (Masp), deve se presentear com um quadro mais abrangente da escola e visitar os companheiros de Claude Monet.
O núcleo impressionista do Masp é o que o museu tem de melhor. Em 1968, quando da inauguração pela rainha Elizabeth 2ª, sabendo da preferência real pelos mestres impressionistas, o professor Pietro Maria Bardi fez com que a visita começasse por eles.
Essa parte do acervo, além de ser a melhor parte do museu, é a mais valorizada, como atestam as cotações das obras de Van Gogh -e o Masp tem cinco delas, sendo quatro excepcionais: "Escolar", "Passeio ao Crepúsculo", "Banco de Pedra" e "A Arlesiana".
Manet
É uma amostragem de arregalar os olhos. Pela cronologia, a visita começa por Édouard Manet (1832-1883), espécie de boi de piranha sacrificado à arte oficial do século passado. O Masp tem quatro obras dele: "A Amazonas", "Banhista no Sena", "O Artista" e "Pertulsel, o Caçador de Leões".
Apesar de ter aglutinado os pintores que fariam o impressionismo, Manet não participou da primeira mostra do grupo, em 1874.
Edgar Degas
Edgar Degas (1834-1917) era dois anos mais jovem que Manet e participou das três primeiras mostras do grupo. O museu tem três pinturas dele, uma sobre tela ("Quatro Bailarinas em Cena") e duas sobre papel ("Mulher Enxugando o Braço Esquerdo" e "Mulher Enxugando a Perna Esquerda").
Também fazem parte do acervo os 73 bronzes da sua obra escultórica completa -a maior delas é "Bailarina de 14 Anos".
Cézanne
"Paul Alexis Lê um Manuscrito a Émile Zola" é uma das cinco telas de Paul Cézanne (1839-1906), que integrou a primeira mostra impressionista.
A tela retrata o escritor Zola, amigo de Cézanne e arauto dos impressionistas e que depois rompeu com Cézanne e duvidou do grupo.
As outras telas do artista, o pai da arte moderna, são "O Negro Scipião", "Rochas de l'Estaque", "Madame Cézanne em Vermelho" e "O Grande Pinheiro".
Renoir
De Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), impressionista de primeira hora, o museu reúne 12 óleos sobre tela e uma escultura -"Vênus Vitoriosa", de 1916.
Renoir influenciou e foi influenciado por Monet e, com ele, passou por dificuldades financeiras até ser reconhecido.
Entre os óleos, há algumas de suas melhores obras, como "Marthe Bérard" e "Rosa e Azul". Uma das telas, "Quatro Cabeças", retrata um de seus filhos, o então futuro cineasta Jean Renoir.



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