São Paulo, quinta-feira, 26 de maio de 2011

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Sistemas de milhagem começaram há 30 anos

Criado nos EUA, programa de fidelidade é hoje adotado no mundo todo

Passageiros frequentes juntam mais milhas e têm diversos benefícios; alianças facilitam o uso de várias companhias

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O primeiro programa de milhagem foi criado em 1981 nos EUA pela companhia American Airlines. Com o nome de AAdvantage, foi o primeiro a premiar seus clientes mais frequentes com milhas aéreas, que podiam ser trocadas por passagens grátis.
Dias após o surgimento do AAdvantage, a americana United Airlines criou o seu próprio programa de milhagem, com duas vantagens: um bônus de 5.000 milhas para quem se cadastrasse e milhas sem data de validade. Outras companhias, como a Delta e a TWA, criaram seus programas no mesmo ano.
Além de passagens aéreas, os passageiros cadastrados nesses programas podem usufruir de outros benefícios, como mudanças para a classe executiva ou primeira classe, check-in e embarque preferenciais e prioridade na lista de espera em voos mais concorridos.
Outro item oferecido é o acesso a salas exclusivas nos principais aeroportos internacionais. No programa da United Airlines, por exemplo, o passageiro pode usar um dos 40 espaços restritos da companhia ao redor do mundo. Os espaços oferecem drinques e lanches, além de revistas, jornais e acesso à internet. Alguns deles possuem ainda salas de reunião.
Já o usuário do programa de fidelidade da AirFrance-KLM, pode tomar um banho no recinto restrito do aeroporto internacional de Amsterdã ou levar os filhos ao espaço reservado às crianças no lounge do aeroporto de Heathrow, em Londres.
As companhias também premiam passageiros frequentes com meios de acumular mais milhas. Além de receberem mais pontos por trecho voado, esses passageiros costumam ter preferência em promoções das companhias aéreas.
A American Airlines, por exemplo, oferece a alguns dos participantes do AAdvantage o programa Platinum Challenge, no qual o passageiro que acumular 10 mil milhas em voos de companhias parceiras em um período de três meses passa automaticamente para a categoria Platinum, que traz mais vantagens. Para alcançar essa categoria em condições normais, é necessário acumular 50 mil milhas ou voar 60 trechos em um ano. Segundo a American Airlines, o Platinum Challenge é oferecido apenas para alguns passageiros e tem um custo de participação que varia de US$ 180 a US$ 240.
Com a popularização dos programas de fidelidade, algumas companhias resolveram juntar forças. Em 1997, surgiu a primeira aliança internacional, a Star Alliance, que reunia os serviços de cinco grandes empresas aéreas. Hoje a Star Alliance possui 27 membros, que fazem cerca de 21 mil voos diários.
Além da Star Alliance, existem duas outras grandes alianças internacionais: a Oneworld e a Sky Team, ambas com 12 membros. Juntas, as três alianças concentram os voos de 1,32 bilhão de passageiros por ano e operam em 181 países.
Em cada uma das alianças, é possível juntar e gastar milhas em todas as companhias participantes, e o passageiro tem acesso aos benefícios de todos os membros.
(VANESSA CORRÊA DA SILVA)


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