São Paulo, segunda-feira, 26 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AÇÃO NOS ALPES

Chamada de "pequena Veneza da Savóia", cidade tem canais de águas límpidas e construções medievais

Lago de Annecy é praia nas montanhas

DO ENVIADO ESPECIAL À FRANÇA

Não é à toa que a mais antiga das cidades dos Alpes franceses é conhecida como "a pequena Veneza da Savóia". Localizada às margens do lago homônimo, Annecy é daquelas cidades que mais parecem brinquedo: é impossível não se encantar ao passear pelas ruas de casas antigas banhadas por córregos límpidos.
Com cerca de 50 mil habitantes, Annecy é a capital da alta Savóia e teve sua história ligada aos duques e condes dessa dinastia. Embora apresente importantes vestígios da existência de povoados desde 4000 a.C., a estância imortalizada nos escritos do filósofo Jean-Jacques Rousseau desenvolveu-se com a civilização galo-romana, no início do primeiro milênio, trazendo edificações principalmente do século 12 em diante.
Uma caminhada pela parte velha de Annecy lembra a cidade italiana de Veneza, graças à presença de canais -a diferença, nesse caso, é que a água chega a ser transparente de tão limpa.
Repleta de flores enfeitando as margens dos córregos, acaba sendo uma atividade agradável passear pelas ruas de paralelepípedo observando as construções da Idade Média com a diferenciada arquitetura das cidades alpinas.
Entre os destaques dessa parte da cidade, os principais são o castelo de Annecy e o atual museu que conta sua história. O primeiro, iniciado no século 12, é uma imponente edificação de onde se obtém a mais bela vista de toda a cidade e do lago principal.
Já o museu, chamado Palais de L'Isle (palácio da ilha), é por muitos considerado o monumento mais fotografado da França, com sua forma triangular que lembra um barco navegando os canais da cidade. O museu, que já serviu de residência para o governador do local, também foi sede do Judiciário, casa da moeda e prisão, antes de virar patrimônio histórico.
A maior atração de Annecy, no entanto, é o verde lago que a banha, de águas puras. Com seus 14 quilômetros de comprimento e três quilômetros de largura, o lago de Annecy é uma verdadeira praia em pleno Alpes franceses durante o verão, quando uma multidão disputa suas margens.
Salvo da poluição pela construção de coletores de esgoto, uma tradição local manda que o visitante que o vê pela primeira vez tome um pouco de suas águas, que abastecem a própria cidade.
Para conhecê-lo melhor, uma dica é navegar em um dos barcos que fazem passeios por toda sua extensão. Ou ainda contorná-lo de carro pela estrada que o circunda, principalmente no cair da tarde, quando o pôr-do-sol, atrás das imensas montanhas ao seu redor, cria um espetáculo à parte.
(CÁSSIO AOQUI)


Texto Anterior: Teleférico leva turista às alturas
Próximo Texto: Água e ar são palco de aventura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.