São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURQUIA 2 EM 1
Figo seco com nozes e doces de massa fina com mel e pistache estão entre as sobremesas mais apreciadas

Vinhos dão lugar à cerveja e ao raki, feito de aniz

Na Turquia ainda se toma relativamente pouco vinho -além do Angora, cujos brancos são secos e agradáveis, os rótulos mais encontrados têm produtores como Yakut, Kavakidere e Villa Doluca.
Bebe-se muita cerveja, mas a bebida nacional é o raki, feito à base de aniz, que tem cerca de 40 graus, e é apelidado de "leite de leão", pois o líquido fica esbranquiçado quando se acrescenta água. Forte, a bebida é em geral servida ao lado de uma fatia de melão.
Entre as sobremesas mais apreciadas, seja nos restaurantes ou mesmo nos grandes mercados, estão o figo seco com nozes (incir tahhsi) e os doces de massa finíssima acompanhados de mel e de pistache, semelhantes aos doces árabes que conhecemos.
A xícara de café turco (türk kahvesi), feito com o pó dentro, com ou sem açúcar, é posta de ponta-cabeça ao fim da refeição e há quem enxergue a sorte nos vestígios de borra que escorrem até a borda.
O chá (çay) é muito apreciado e tomado ao longo dia, especialmente o de flor de laranjeira e o de maçã.
Próximo do antigo hipódromo, a tradicional doçaria Locom (www.locom.tr) é uma atração, com seus açucarados quadradinhos conhecidos como "turkish delights".
Os principais cartões de créditos são geralmente aceitos, mas convém deixar a taxa de serviço, de 10%, à parte, em dinheiro. (SILVIO CIOFFI)


Texto Anterior: Gastronomia turca retém toque palaciano
Próximo Texto: Novo aquário abriga 25 mil criaturas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.