São Paulo, quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURQUIA 2 EM 1
Templo foi projetado por Mehmet Aga, que tentou superar a arquitetura de Meca, sagrada para o Islã

Mesquita Azul é única com seis minaretes

DO ENVIADO ESPECIAL À TURQUIA

A mesquita Azul, obra do sultão Ahmet 1º, é a única que tem seis minaretes, dois a mais do que os sultões construíam. Como era costume à época, homens ricos também expressavam sua devoção ao islã edificando mesquitas, mas podiam dotá-las de apenas um ou dois minaretes.
Localizada diante da antiga basílica bizantina de Santa Sofia, a mesquita Azul tem ao lado dela uma fonte doada pelo kaiser alemão Guilherme 1º.
Hoje turística, a região dos jardins de Sultanhahmet compreende ainda a área onde havia um hipódromo. Nela, há um obelisco trazido do Egito no século 4º d.C.
Um dos mais visitados templos em todo o mundo, a mesquita Azul foi projetada por Mehmet Aga.
Entre os anos de 1609 e 1616, esse arquiteto que, reza a lenda, sabia muito de matemática e havia sido jardineiro do palácio do sultão, tentou superar a arquitetura de Meca, cidade sagrada do Islã, o que foi considerado um sacrilégio por muitos muçulmanos.
Há grandes filas para entrar, recomenda-se trajes discretos e, na porta, é necessário descalçar os sapatos e carregá-los em sacos plásticos.
No interior, a despeito das hordas de turistas, as luzes dos vitrais parecem atravessar os tempos, há azulejos onde a cor turquesa predomina e as cúpulas são adornadas por arabescos florais com versos do Corão, o livro sagrado dos muçulmanos. (SC)


Texto Anterior: Santa Sofia conjuga as mudanças religiosas
Próximo Texto: Pacotes para a Turquia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.