São Paulo, segunda, 27 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POESIA CONCRETA
Jardim Botânico preserva vegetação do cerrado
Flores aproveitam espaço sem cimento

da enviada especial a Brasília

A esplanada dos Ministérios, com o palácio do Planalto ao fundo, é a primeira imagem que vem à cabeça quando se fala em Brasília. Mas o que é possível fazer depois que essa visão enjoar?
Se você for passar as férias na capital, providencie uma bicicleta. Após conhecer os prédios turísticos, você pode passar dias pedalando perto do lago Paranoá -artificial como a lagoa da Pampulha, talvez não por coincidência construída em Belo Horizonte quando JK era prefeito.
O exercício à beira do lago não cansa, pois o relevo é plano.
Outro passeio não tão conhecido é o Jardim Botânico. Muito diferente dos parques de mesmo nome existentes em São Paulo e no Rio, ali a vegetação predominante é o cerrado. Embora afastado, esse local é ótimo para caminhar e explorar trilhas.
Olfato
Próximos à sede estão o jardim dos Cheiros, o horto Medicinal do Cerrado e um orquidário.
O jardim dos Cheiros exibe plantas cujos aromas conhecemos, sem saber ao certo de onde vêm, como o manjericão e a erva-doce.
Logo na frente há o horto Medicinal do Cerrado, uma pequena floresta de árvores com galhos retorcidos e abundância de folhas.
Perto dali, fica o orquidário Margareth Mee, batizado em homenagem à pesquisadora e pintora britânica que viveu parte da sua vida na Amazônia.
A melhor época para visitá-lo é na primavera, quando quase todos os inúmeros vasos estão floridos. Nas outras estações, as folhagens permanecem vistosas, embora sem flores.
O parque possui ainda várias trilhas e também é frequentado por crianças. Ali, elas têm aula de educação ambiental.
Apenas 500 dos 4.500 hectares da área do Jardim Botânico são abertos ao público. O resto da área faz parte de uma estação ecológica.

Jardim Botânico - Setor de mansões Dom Bosco, conj. 12, Lago Sul (entrada pela QI 23), tel. (061) 366-2141/3007



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.