São Paulo, segunda, 27 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminhe pelo passado no centro histórico

da Agência Folha, no Recife

Grande parte dos prédios e monumentos históricos do Recife está situada no centro da cidade.
Para conhecer melhor as características arquitetônicas e os detalhes de cada obra, o melhor a fazer é caminhar, e muito.
O passeio pode começar no bairro do Recife, marco zero da cidade, e terminar no pátio de São Pedro, no bairro de São José. A caminhada dura cerca de quatro horas.
Durante a maior parte do percurso, o visitante estará próximo do rio Capibaribe.
A seguir, conheça uma sugestão de roteiro para um passeio a pé pela capital pernambucana.

BAIRRO DO RECIFE - Deu origem à cidade. Ex-zona de prostituição, o Recife Antigo, como também é chamado, foi revitalizado. Os prédios antigos foram recuperados e pintados com cores fortes. Hoje, o bairro -que está localizado numa ilha- é um dos principais pólos turísticos do Recife.
Cerca de 50 mil pessoas circulam semanalmente por suas ruas estreitas, entre dezenas de bares, restaurantes e casas noturnas.
Destaques para a praça do Bom Jesus, rua do Bom Jesus, teatro Apolo e a rua do Apolo.

RUA DO IMPERADOR - No local está a capela Dourada, construída em 1697.
A obra é apontada como sendo uma das mais importantes da arte barroca no Brasil. Ao lado da capela, funciona o Museu Franciscano de Arte Sacra.

PRAÇA DA REPÚBLICA - Localizada numa bifurcação do rio Capibaribe, a praça abriga o teatro Santa Izabel, construído em 1850, e o palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, erguido em 1841 e que recebeu esse nome por ter hospedado dom Pedro 2º e suas filhas.
Um baobá secular, árvore de origem africana, também é destaque na praça.
No lado oposto à sede do governo foi construído, em 1924, o palácio da Justiça, obra em estilo neoclássico e que ostenta estátuas representando a Justiça e a lei.

RUA DO SOL - Situada às margens do rio Capibaribe, a rua do Sol é um local privilegiado para contemplar o conjunto de casas antigas da rua da Aurora, localizada na margem oposta.
Destaque para o prédio da Assembléia Legislativa.

RUA FLORIANO PEIXOTO - No local está a casa da Cultura, prédio construído em 1855 para funcionar como casa de detenção.
Em 1975, o edifício foi transformado em um centro de cultura regional. As celas abrigam hoje lojas de artesanato.

RUA NOVA - Ao passar pela rua Nova, o visitante deve conhecer a igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, construída em estilo barroco em 1710.
A igreja apresenta no teto da nave uma curiosa pintura da virgem trazendo Jesus no ventre.

AVENIDA DANTAS BARRETO - As atrações são a igreja do Santíssimo Sacramento -também conhecida como matriz de Santo Antônio, construída em 1753- e a basílica de Nossa Senhora do Carmo, seu convento e a igreja da Ordem Terceira do Carmo.
Instalados nas ruínas do antigo palácio da Boa Vista, o conjunto foi construído por Maurício de Nassau. O convento foi edificado em 1687.

PÁTIO DE SÃO PEDRO - Importante centro turístico, o pátio de São Pedro possui lojas de artesanato, antiquário, bares e restaurantes de comidas típicas.
A catedral de São Pedro dos Clérigos, com sua porta de jacarandá, é considerada um exemplo da arquitetura religiosa no Brasil.
(FG)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.