São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fogo expulsa moradores nos EUA

DA REDAÇÃO

Há algo comum entre o verão norte-americano e o inverno brasileiro: os incêndios próximos aos parques nacionais. O seco verão americano tem castigado a região do Pacífico (Costa Oeste) e das Rochosas, principalmente nas áreas rurais próximas aos parques nacionais na Califórnia, em Idaho, em Wyoming e em Montana.
Os incêndios nessas áreas, que até o fechamento desta edição não haviam sido totalmente controlados, têm ameaçado milhares de habitantes da região a abandonar suas casas.
Na semana passada, o Centro Nacional de Controle Interagências, órgão responsável pelas operações de combate ao fogo, havia registrado 44 focos de incêndio em dez Estados americanos, dos quais 28 no oeste do país.
Autoridades evacuaram a área das zonas rurais a oeste do Parque Nacional de Yosemite, nas montanhas da Serra Nevada (Califórnia), enquanto outros focos se espalhavam no norte do Estado.
Desde o início do incêndio, pelo menos 3.000 moradores deixaram suas casas nos distritos próximos ao parque Yosemite, que recebe cerca de 3,5 milhões de visitantes por ano.
Calcula-se que os incêndios tenham atingido ao menos 140 mil hectares. Há cerca de 26 mil bombeiros trabalhando para conter o fogo no país, alguns deles "importados" do México. Neste ano foram registrados mais de 56 mil focos de incêndio, contra 69.322 no mesmo período do ano passado.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Saiba como evitar incêndios
Próximo Texto: Governo investe no ecoturismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.