São Paulo, segunda-feira, 27 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cerrado pode virar patrimônio

ADRIANA CHAVES
DA AGÊNCIA FOLHA

O cerrado pode ser a próxima área brasileira a se tornar Patrimônio Natural da Humanidade. Uma comissão nomeada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) percorreu a chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás, na última semana, para avaliar a região.
Os 173 mil hectares de vegetação típica da região Centro-Oeste -110 mil hectares do parque das Emas e 63 mil hectares da chapada dos Veadeiros- representam a maior reserva mundial de biosfera de cerrado preservada.
Em um mês, Pedro Rosabal, da Comissão Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) e responsável pela análise técnica e científica da região, entregará o relatório à Unesco. A proposta será depois julgada por uma comissão de 24 integrantes. A oficialização como Patrimônio Natural da Humanidade ocorre em dezembro, em Helsinque (Finlândia).
Segundo o superintendente-executivo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de Goiás, Marcelo Oliveira Safadi, "a concessão do título facilita a conservação e as pesquisas do cerrado, considerado o nono ecossistema mais importante do mundo".
A Unesco já aprovara uma proposta alternativa com a indicação da chapada dos Veadeiros em junho, quando nomeou a cidade de Goiás como Patrimônio Histórico da Humanidade.
Mas um parecer do IUCN recomendou a anexação do Parque Nacional das Emas à proposta original, como forma de ampliar a extensão e a diversidade regional.
"Os dois núcleos são os mais representativos do cerrado. Enquanto a chapada contempla características de flora e paisagismo, o parque das Emas tem sua excelência na fauna", afirma Safadi.
Para ele, a reserva de Pouso Alto, que circunda as duas áreas e tem 1 milhão de hectares, também poderá entrar no dossiê do IUCN.
As áreas costeiras de Abrolhos e de Fernando de Noronha, a mata atlântica, o Pantanal e a Amazônia já têm a titulação.



Texto Anterior: Governo investe no ecoturismo
Próximo Texto: Pacotes com aéreo: Pantanal e Chapada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.