São Paulo, Segunda-feira, 27 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saint-Hilaire retratou o país do século 19

CHIAKI KAREN TADA
da Redação

O naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire (1779-1853) passou pela serra da Mantiqueira em 1822, durante uma viagem a São Paulo, partindo do Rio de Janeiro em direção ao Vale do Paraíba. Ao todo, viajou pelo Brasil durante seis anos, entre 1816 e 1822.
Os relatos de suas andanças pelo interior e pelo litoral do país, desde as margens do rio São Francisco até o Chuí, são considerados importantes documentos sobre o Brasil do princípio do século 19. Neles o autor descreveu as paisagens que viu e fez análises sobre a agricultura, a geografia e as pessoas que encontrou.
Apaixonado por botânica, coletou 30 mil plantas de 7.000 espécies, das quais 4.500 eram desconhecidas até então. Seu nome está ligado a duas famílias botânicas e a várias espécies de plantas.
Saint-Hilaire pertenceu ainda ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e à Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro.
O naturalista dedicou o resto de sua vida à organização e à publicação de suas observações científicas e das memórias de suas viagens.


Texto Anterior: Mantiqueira: Araucárias e lavouras dividem a paisagem
Próximo Texto: Matuto é a imagem clássica da região
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.