São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia fica de olho na roupa

NO IRÃ

Assim que o avião toca o solo no aeroporto de Teerã, a chefe das comissárias da Lufthansa avisa em três línguas: "Todas as mulheres devem cobrir a cabeça com um véu e vestir um manto antes de deixar a aeronave". Na República Islâmica, as regras sobre a vestimenta das mulheres não aparecem só em interpretações do Corão mas também no código penal. Quem não seguir a lei pode ser punido com prisão. Nas ruas, a polícia de costumes pode estar à paisana em qualquer esquina.
Para os homens, a regra é jamais usar shorts ou camisetas sem manga. Camisetas de manga curta, que chegaram a ser banidas, são toleradas atualmente.
Questões de vestimenta à parte, estrangeiros vão ter pouca dificuldade em se adaptar à etiqueta do Irã. Ao pagar por qualquer serviço, aprendem rapidamente que trata-se de um costume recusar pelo menos duas vezes antes de receber qualquer valor ou presente. Também vai ser difícil dizer não a um convite para jantar ou tomar chá. Ao aceitar, percebem que, na maior parte das vezes, têm sua grande chance de conhecer a vida no Irã por trás dos véus.
(ALB e CV)


Texto Anterior: País dos aitolás desfaz a idéia do medo
Próximo Texto: Origem iraniana é indo-européia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.