São Paulo, quinta-feira, 28 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESVELANDO A ANTIGA PÉRSIA

Na ativa desde 1967, o Paykan, que detém 40% da frota nacional, saiu de linha em maio

Carro poluente domina estradas bucólicas

NO IRÃ

As estradinhas bucólicas que cortam as montanhas ao norte do Irã, as poeirentas rodovias que levam ao sul e o trânsito caótico de Teerã parecem ter pouco em comum. Mas em qualquer um desses lugares um pequeno carro branco, com aparência de caixa de sapato, domina a cena.
Com 2,2 milhões de unidades vendidas desde que começou a ser produzido, em 1967, o desconfortável e poluente Paykan responde por 40% da frota nacional, a despeito dos protestos dos ambientalistas. Mas seu império nas ruas e estradas do país está perto do fim. No último mês de maio, a indústria Iran Khodro pôs fim a sua linha de "flecha" (tradução literal de Paykan).
Vai deixar saudade em quem estava acostumado a ter carro na garagem por US$ 5.000 -o equivalente a R$ 12 mil- e pagar pouco pela mecânica, mesmo depois de dez anos de uso.
(ALB e CV)


Texto Anterior: Desvelando a antiga Pérsia: Teerã guia turista a 2.500 anos de história
Próximo Texto: Desvelando a antiga Pérsia: Paisagem no norte se opõe ao deserto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.