São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indiana Jones se aventurou em Petra

EM PETRA

O nome de Petra pode soar estranho, mas muita gente a conhece sem saber. Quem assistiu ao filme "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989) deve imaginar que o templo onde está escondido o santo graal faz parte de um cenário construído especialmente para as filmagens do último episódio da trilogia. Engano. Na realidade, o templo onde está o cálice é o Tesouro (Al Khazneh).
A escolha da locação, muito provavelmente, deveu-se às lendas de que um tesouro -no caso do filme, o santo graal- estaria escondido dentro do templo.
No filme, o nome da cidade dos nabateus não é citado, mas beduínos armados aparecem em diversas cenas. O Tesouro é exibido apenas no fim do filme, quando Indiana e seu pai -maior conhecedor do graal, segundo o roteiro- chegam ao templo para tentar impedir que o cálice sagrado fique nas mãos de uma irmandade ligada aos nazistas.
A primeira imagem do Tesouro no filme é a mesma que um turista tem quando visita Petra. Após passar pelo desfiladeiro Siq, em alta velocidade, Indiana Jones e seu pai finalmente chegam ao local. Os dois o observam com cara de espanto -não fica claro se pela beleza ou por saberem que o santo graal está lá dentro.
A cena seguinte já é dentro do templo -porém essa parte foi gravada em estúdio. (GC)


Texto Anterior: Pedra rara: Mitos de nabateus sobressaem na fachada de templo
Próximo Texto: Finados: Feriado pode aliar descanso a dever cívico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.