São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Feira cresce e se abre para o público

DO ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Evento profissional do setor de turismo, essa é a primeira vez que o Congresso da Abav recebe a presença de público. Nesse ano, 5.810 pessoas pagaram R$ 10 cada uma para circular pela feira que, no total, contou com a presença de 18.343 participantes.
Com relação aos destinos mostrados nos estandes da feira -6.750 em 2003, contra 6.382 neste ano-, o evento decresceu. Mas, examinando os outros números, verifica-se que a feira cresceu em média 13%.
Fundada em 1953, a Associação Brasileira das Agências de Viagens é uma das principais entidades da indústria do turismo latino-americana e, por meio de seus associados, mantém 35 mil empregos diretos, reunindo cerca de 3.000 empresas.
Seu evento anual, realizado no Riocentro desde 2003, chega à 32ª edição alcunhado de "Feira das Américas 2004". O maior número de participantes nacionais veio de São Paulo (25%), seguido pelo Rio (19%) e pela Bahia (6%).

Pleitos do setor
O evento trouxe à baila reivindicações como a diminuição da carga tributária das agências de turismo e, também, das taxas aeroportuárias e de embarque.
Outra questão, que opõe agentes de viagens e companhias aéreas, ainda está na pauta programática da Abav: o pagamento de comissão pela venda de passagens, comissionamento que, no passado, era de 9%.
Também é ponto defendido pela Abav a articulação com outros setores para criar condições mais adequadas às operações turísticas em portos brasileiros, considerados ultrapassados para acolher os viajantes de navios de cruzeiro.
A entidade também se bate pela integração de projetos de sinalização turística e pela melhoria das condições de segurança que auxiliem no desenvolvimento do turismo receptivo, que traz divisas ao país.
No próximo ano, a feira volta a ser realizada no Riocentro e está marcada para ocorrer entre os dias 26 e 30 de outubro.
(SC)


Texto Anterior: Evento: Presença de Lula tumultua abertura da Abav
Próximo Texto: Evento: "Crescimento não é de agora", diz ex-ministro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.