São Paulo, quinta-feira, 28 de outubro de 2004

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REINO UNIDO

Agência vende cidade como ideal para filmagem; crescem os tours por locações de sucessos de bilheteria

Londres quer usar cinema pró-turismo

DA REUTERS

A imagem cinematográfica de Londres costumava se restringir na maioria das vezes aos ônibus de dois andares e aos orelhões vermelhos. Agora, porém, as coisas se diversificaram. Em grandes sucessos que usaram a cidade como cenário, James Bond navega pelo rio Tâmisa e Hugh Grant se enamora de Julia Roberts no bairro da moda de Notting Hill. Cientes disso, os chefões do cinema da capital inglesa querem promover esse novo visual lá fora.
A agência Film London está se esforçando para vender a cidade a Hollywood como o perfeito pano de fundo para um filme. Sequiosos por atrair mais produções norte-americanas para o outro lado do oceano Atlântico, quatro executivos da agência estão indo à Califórnia no mês que vem para divulgar as qualidades londrinas.
No ano passado, as produtoras de filmes gastaram US$ 1,8 bilhão rodando produções em Londres. A Film London tem esperanças de elevar razoavelmente essa cifra. A aposta é na promessa de eliminação de barreiras alfandegárias e de dar carta-branca aos produtores.
O executivo da Film London Adrian Wootton diz: "É um mercado difícil. Temos de estar cientes, pois há uma violenta concorrência de todo o planeta."
Ele cita Nova York como adversário mais forte e ao mesmo tempo exemplo a ser seguido. Dos filmes de Woody Allen a produções mais comerciais, como "Harry & Sally -Feitos Um para o Outro", a cidade norte-americana provou ser especialista na autopromoção cinematográfica.
"A lição que aprendemos com Nova York é que ela é extraordinariamente boa no mercado ao promover a si mesma usando uma atitude de "aqui nada é impossível'", afirma Wootton.
Na ida à Califórnia, por exemplo, Wootton quer dissipar qualquer dúvida de que filmar em Londres possa ser um pesadelo burocrático. "Havia essa percepção. Estamos fazendo o melhor para afastá-la."
Aparentemente, o objetivo vem sendo conseguido. Lugares como a roda-gigante London Eye e a galeria de arte Tate Modern estão se mostrando um verdadeiro ímã para os que fazem cinema. "Há um interesse muito maior pelos novos pontos de referência londrinos", diz Adrian Wootton.
Londres passou por um revigoramento cinematográfico nos últimos anos. Sucessos como "Um Lugar Chamado Notting Hill", "O Diário de Bridget Jones" e "Um Grande Garoto" foram rodados ali. Para a indústria do turismo, isso é muito valioso, pois ajuda a fixar os cartões-postais londrinos no imaginário popular mundial.
Por isso, a Film London está agora trabalhando -como Nova York o faz- para incrementar tours guiados aos locais mostrados nos sucessos de bilheteria passados na capital inglesa.

Oportunidade
No mês que vem, a cidade será sede da feira de turismo e negócios World Travel Market. O evento oferecerá uma outra oportunidade para incrementar as vendas. Aos agentes de viagens de todo o mundo será exibido o novo filme de Bridget Jones.


Colaborou a Redação


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