São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Semba, kizomba e kuduro embalam tour angolano

EM ANGOLA

Três tipos de música se destacam na paisagem cultural angolana: a semba, a kizomba e o kuduro. A primeira, como o nome indica, lembra o samba, com estrutura mais simplificada e melodias expressivas. Paulo Flores é o nome absoluto desse estilo. Usa a voz doce em letras sensíveis com arranjos que ficam perto do kitsch.
A música angolana que faz mais sucesso fora do país é o kuduro, mistura de estilos em ritmo forte e rápido que se aproxima do funk. Um dos principais nomes é Bruno M, que gravou "Tas a Ver" com o rapper norte-americano JD.
Danças específicas acompanham cada ritmo. A que mais se destaca é a tarrachinha. Trata-se de uma espécie de forró voluptuoso e lento em que o homem praticamente não se mexe e conduz com uma das mãos os movimentos do quadril da parceira junto ao seu corpo.
A cultura televisiva do Brasil é bastante difundida em Angola. As redes Globo e Record são acompanhadas por grande parte da população. Em novembro, a banda Calypso reuniu milhares de fãs em um estádio de futebol em Luanda. (MP)


Texto Anterior: Visto
Próximo Texto: África: Luanda exibe marcas de guerra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.