São Paulo, segunda-feira, 29 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIENAL

Primeiro título da coleção GTB dá telefone de motorista que fala português

Guia mastiga Paris para viajantes brasileiros

MARISTELA DO VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Na época da 17ª Bienal do Livro, duas novas coleções de guias são lançadas no Brasil: a "Seu Guia Passo a Passo", tradução da editora francesa Gallimard, e o GTB (Guia do Turista Brasileiro), escrito por brasileiros.
Com o objetivo de se firmar como a primeira grande coleção brasileira de guias de turismo, o GTB, cujo primeiro título é Paris (e o próximo, já em preparação, Itália), instrui o turista -de forma bem-humorada- antes e durante a viagem, chegando a ser verborrágico no início. No item sobre documentação, os autores dão uma enrolada: "Você já tem passaporte? Ótimo. Ele é válido até quando? Para entrar na França, ele deve estar válido...". Segundo o autor Lucio Martins Rodrigues, o objetivo é fazer o leitor refletir se realmente está pronto para viajar. "Tem gente que resolve ir para a França e descobre na véspera que não tem passaporte."
Segundo ele, a intenção é que o guia atinja um público amplo: endinheirados, mochileiros, GLS, crianças, turistas sem experiência de viagem e aqueles que já foram a Paris várias vezes e querem ver algo diferente, como o Museu da Falsificação. A obra ainda está salpicada de curiosidades saborosas sobre história e gastronomia.
Direcionado para brasileiros, o GTB dá dicas como o endereço de uma dentista brasileira e o de uma empresa que aluga carros com motoristas que falam português.
Os autores já publicaram o "Manual do Turista Brasileiro", com informações de mais de 40 países e cuja segunda edição está sendo lançada agora com informações também sobre Japão e Coréia. Eles tiram dúvidas sobre viagens internacionais pelo e-mail manualdoturista@aol.com.
Na Bienal, é possível encontrar o guia no estande da União Brasileira dos Escritores.


GTB PARIS - De Lúcio Martins Rodrigues e Bebel Enge. Editora Aleph (tel. 0/xx/11/3743-3202, site www.alephnet.com.br), R$ 43 (448 págs.)


Texto Anterior: Copacabana engoliu sua igrejinha
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.