São Paulo, segunda-feira, 29 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERRA DE FRONTEIRAS

Além de prédios militares, cidade tem obras religiosas barrocas; perto dali, Zafra guarda "castelo-hotel"

Lutas de monges-soldados dão calor a Jerez

DO ENVIADO ESPECIAL À EXTREMADURA

A cidade onde nasceu Vásco Núñez de Balboa (1475-1517) tem a tradicional estátua homenageando o conquistador, mas a grande atração de Jerez de los Caballeros, no sul da Extremadura, é a sua ligação com duas ordens militares-religiosas, a dos Cavaleiros Templários e a de Santiago.
Pelo local passaram todos os conquistadores da península Ibérica -romanos, visigodos e árabes. Em 1238, com a ajuda das ordens religiosas, os cristãos tomaram Jerez de los Caballeros e melhoraram a sua fortificação.
Quando a ordem templária foi dissolvida, os últimos monges-soldados teriam lutado até a morte em Jerez, em uma torre hoje conhecida como torre Sangrenta, dentro do recinto murado.
Além de arquitetura militar, Jerez tem uma famosa arquitetura religiosa. Ganham destaque três torres na parte mais alta da cidade: San Bartolomé, Santa Catalina e San Miguel. Terminadas no século 18 e de estilo barroco, elas têm, além da profusão de elementos decorativos que caracteriza esse estilo, uma grande variedade de materiais, como tijolo, gesso e barro vidrado.
A poucos quilômetros de Jerez de los Caballeros está a pequena vila de Burguillos del Cerro, situada abaixo de outro castelo templário em uma colina.
Outra cidade próxima é Zafra, também conquistada aos mouros no século 13. Ali é possível ao turista não só visitar um castelo medieval, como também ficar hospedado nele, que tem quartos espaçosos e um refeitório em um belíssimo pátio.
O Parador de Zafra está localizado no antigo castelo dos duques de Feria. Paradores são hotéis de propriedade do governo espanhol que funcionam em geral em antigos monumentos históricos, como castelos e mosteiros. O primeiro foi inaugurado em 1928.
O castelo foi erguido sobre as ruínas de um antigo alcácer, um reduto fortificado árabe ("alcázar", em espanhol). Tem nove torres de formato arredondado, com ameias (saliências denteadas no topo das muralhas para proteger os atiradores do tiro inimigo).
O Parador também tem ligação com as Américas. Ali esteve hospedado o conquistador do México, Hernán Cortés, antes de partir para o Novo Mundo. (RBN)


Texto Anterior: Pacotes por pessoa
Próximo Texto: Esculturas satirizam religiosos em Plasencia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.