São Paulo, quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Exposição reúne museus na Califórnia

Mostra, que vai do próximo domingo a abril de 2012, resgata a história da arte em Los Angeles e no sul do Estado

Mais de 60 instituições culturais fazem parte do evento, que inclui registros armazenados pelo sul californiano

YASMIN RINCÓN
DA EFE

"Pacific Standard Time: Art in L.A. 1945-1980 (www.pacificstandardtime.org) é a mostra colossal que reúne pela primeira vez mais de 60 instituições culturais para mostrar o registro histórico da arte no sul da Califórnia.
De domingo até abril de 2012, museus, galerias e centros de arte da região, de Santa Bárbara até San Diego, vão abrigar mais de 125 mostras "que exploram e celebram a função de Los Angeles no desenvolvimento da arte durante a segunda metade do século 20", afirmou Joan Weinstein, codiretora do projeto.
A extensa mostra abarca o desenvolvimento da cultura pop de Los Angeles, o pós-minimalismo, a arquitetura e o desenho modernistas, instalações multimídia, filmes da rebelião afro-americana em Los Angeles, as atividades feministas do Woman's Building, a arte cênica da comunidade mexicana e o desenho nipo-americano.
Os registros desse prolongado florescimento de criatividade permaneceram enterrados durante muito tempo em caixas e arquivos de difícil acesso, disseminados por todo o sul da Califórnia e, em alguns casos, correndo o risco de serem extraviados ou destruídos. A iniciativa Pacific Standart Time permitiu conservá-los, voltar a examinar a história e colocar à disposição do público a história completa do nascimento da cena artística de Los Angeles.
O projeto, que levou mais de uma década para se tornar realidade, surgiu como uma iniciativa conjunta da Fundação Getty e do Instituto de Investigações Getty, com verbas da fundação que somam mais de US$ 10 milhões.
No próximo final de semana ocorre a inauguração simultânea de dezenas de exposições de diferentes campos artísticos, de fotografias a esculturas, entre outras que se manifestaram em Los Angeles entre 1945 e 1980.
Outras mostras serão inauguradas ao longo de seis meses. O site da exposição traz informações detalhadas de preços, locais, horários e programações.
No próximo domingo, os museus participantes terão entrada gratuita.


Texto Anterior: Pacotes para a Itália
Próximo Texto: Planeta@ Letra: Confira cinco sites essenciais para viajar à Cidade do México
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.