São Paulo, segunda, 29 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Língua lembra obscenidades

free-lance para a Folha

Apenas em 1917 a Finlândia se livrou do domínio russo, que durou um século. Antes dos russos, lá estiveram os suecos. Como saldo das invasões ficaram o sueco como língua oficial, além do finlandês, e a mágoa não assumida dos russos.
Esse ressentimento não é à toa: durante a Segunda Guerra, a ex-URSS invadiu a estratégica Carélia, próxima ao porto de São Petersburgo. Dizem que a região poderia ser devolvida mediante pagamento por metros quadrados, um ultraje para os finlandeses.
Os dois idiomas do país são quase indecifráveis. O sueco é próximo do alemão, e o finlandês tem palavras que, para nós, são engraçadas e até obscenas.
"Porras" são escadas e "pika" significa rápido, expresso. "Pikapanki" é caixa de banco 24 horas. Pikapalo postte (local que apaga fogo rapidamente) é o hidrante.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.