São Paulo, Segunda-feira, 29 de Novembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA ZELÂNDIA
Muito popular no país, esporte pode ser praticado de maio ao fim de outubro
Ilha sul é local ideal para o esqui

do enviado à Nova Zelândia

Uma viagem à Nova Zelândia também pode ser uma boa oportunidade para esquiar.
O esporte é muito popular e pode ser praticado entre maio e o final de outubro, principalmente na ilha sul, de clima mais frio e onde se concentra a maioria dos 12 centros comerciais da atividade no país.
Quase todos os centros oferecem escolas de esqui, com aulas particulares ou em grupo, divididas nos níveis básico, intermediário e avançado.
É o caso do complexo de esqui do monte Hutt, que fica a duas horas de carro de Christchurch.
Por NZ$ 69, um esquiador novato pode se juntar a um grupo de 20 pessoas, em média, para três horas de aula, monitoradas por quatro instrutores.
Esse valor é apenas pelas aulas. O aluguel do equipamento completo sai por NZ$ 31 e pode ser feito no local.
É evidente que apenas uma aula não é suficiente para o aluno sair esquiando, mas já serve para aprender a deslizar em locais mais planos e a parar sem cair.
"São necessárias cerca de três semanas de prática constante para que o esquiador se familiarize com a neve e tenha total domínio do equipamento", acredita Mark Spyler, um dos coordenadores da escola no monte Hutt.
Para os já experientes, há a opção de pagar NZ$ 55 por um passe para subir ao topo da montanha e explorar pontos mais íngremes.

Surfe na neve
Outra atividade intensamente praticada nesses mesmos centros de esqui é o snowboard, espécie de surfe na neve que vem ganhando adeptos.
A modalidade pode ser praticada no monte Hutt, mas custa um pouco mais caro que os pacotes de esqui. Cada aula para iniciantes sai por NZ$ 89, e o equipamento (botas e prancha) é alugado por NZ$ 47.
Na Internet, o site Snow (www.snow.co.nz) reúne informações sobre os principais complexos de esqui do país. (LCr)

Texto Anterior: Queenstown é o berço do bungee jump
Próximo Texto: Passeie de superlancha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.