São Paulo, segunda, 30 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDADES HISTÓRICAS
Para enfrentar as ladeiras locais, use um calçado confortável
Caminhar por Ouro Preto é um eterno subir e descer

Maristela do Valle/Folha Imagem
Vista da cidade de Ouro Preto, com a matriz Nossa Senhora do Pilar no centro


em Minas Gerais

Coloque um tênis bem confortável, meias grossas e prepare-se para subir e descer as ladeiras de Ouro Preto, pavimentadas com pedras irregulares.
A cidade também pode ser percorrida de ônibus ou táxi, mas a pé é possível descobrir recantos menos óbvios e desfrutar a mineirice dos moradores.
Ao explorar Ouro Preto, você vai se deparar o tempo todo com obras do Aleijadinho e histórias da Inconfidência Mineira.
Só na praça Tiradentes, o epicentro da cidade, ficam o museu da Inconfidência (leia texto nesta página) e o monumento a Tiradentes, uma estátua do herói mineiro que serve de ponto de encontro para turistas e moradores. Foi nesse local que a cabeça do mártir ficou exposta, depois que ele foi enforcado e esquartejado.
A praça Tiradentes ainda é cenário de diversas festas que comemoram dias santos ou históricos. Durante o Carnaval, por exemplo, ali desfilam escolas de samba e blocos. (MARISTELA DO VALLE)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.