São Paulo, quinta-feira, 30 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região de Bloomsbury pede caminhada

DA ENVIADA ESPECIAL A LONDRES

O bairro londrino mais relacionado a Virginia Woolf é Bloomsbury, que deu nome ao grupo de escritores, artistas e intelectuais -do qual ela era membro importante- que se reuniam na região. Um passeio a pé é a forma mais eficiente e agradável de conhecer o bairro.
O local tido como o berço do grupo de Bloomsbury é a Gordon square. A casa no nº 46 foi alugada por Woolf e seus irmãos em 1904, e foi ali que tiveram início as reuniões para discutir novas idéias.
Outros membros do grupo alugaram casas vizinhas, e Vanessa, irmã de Woolf, e seu marido, Clive Bell, ocuparam o nº 50 em diferentes épocas. Uma placa informa que o local foi palco das atividades do grupo.
A uma quadra dali fica a Tavistock square, onde Woolf e o marido viveram no número 53 - o local da casa, destruída por uma bomba, hoje é ocupado pelo hotel Tavistock. No canto da praça está um busto de Woolf.
Volte para a Gordon square, passe pelos prédios da University of London e vá até a Gower street, onde uma filial da livraria Waterstones ocupa um prédio centenário. São cinco andares de livros, incluindo pechinchas como obras já fora de catálogo e livros de segunda mão.
Em maio, a livraria promove uma série de eventos relacionados ao grupo de Bloomsbury, incluindo um tour guiado pela vizinhança, no dia 30, às 15h. Mais informações: 00/ xx/44/ 020/7636-1577 ou www.waterstones.com/events.
Um pouco mais distante fica a Fitzroy square, onde Woolf e seu irmão Adrian viveram, na casa de nº 29. Há duas placas no local, uma sobre Woolf e outra avisando que ali também viveu outro gigante das letras, George Bernard Shaw.
Dali, os mais obcecados por Woolf podem ir até a Russel square, onde há um pub no hotel Russel que leva o nome da autora. Seguindo para o sul ficam a Brunswick square, onde Woolf viveu em 1911 e 1912, e a Mecklenburgh square, onde ficava sua última casa em Londres. Os dois prédios foram destruídos por bombas. (MDV)


Texto Anterior: "UK rules ok": Trajeto até Richmond é "imersão verde"
Próximo Texto: "UK rules ok": 500 anos da subida de Henrique 8º ao trono são celebrados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.