São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EGITO

Egito: Alexandria tenta recuperar seu antigo glamour turístico

DA REDAÇÃO

Alexandria, a cidade costeira do Egito que foi cenário para os romances de Cleópatra com Júlio César e Marco Antônio, está tentando recuperar um pouco de seu antigo glamour como destino turístico dos endinheirados da Europa e da Ásia.
Um novo aeroporto internacional está sendo construído. No ano passado, um grande shopping com lojas de marcas internacionais foi aberto ao público.
As mudanças são ajudadas pelo fato de que, pelo terceiro ano consecutivo, a economia egípcia registra crescimento de mais de 5%.
"Alexandria esteve esquecida nas últimas décadas, mas ainda há muita nostalgia em relação ao seu passado", diz Stephan Killinger, gerente do hotel Four Seasons San Stefano, substituto do hotel-cassino que virou um dos marcos da cidade. Com vista para o Mediterrâneo, o hotel tem tido 100% de ocupação desde sua abertura, em julho, segundo o gerente.
Fundada por Alexandre, o Grande, a cidade foi o centro do saber no mundo por 300 anos antes de Cristo. Destruída por incêndios e terremotos, a maior parte da cidade antiga se encontra hoje debaixo d'água.
No século 19 e no início do século 20, a cidade se exibia em estilo europeu, com casas e palácios de frente para o mar, sustentada pelo comércio de algodão egípcio.
Foram gastos milhões de dólares na última década para recuperar a infra-estrutura turística. Apesar de sempre ter atraído egípcios no verão, Alexandria ainda responde por uma pequena parte do crescente mercado de turismo estrangeiro no país.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Locação na Europa
Próximo Texto: China: Com imagens e dicas, "Guia Visual" ajuda turistas no país
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.