São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARAÍBA

Cidade fica mais perto da África que de Porto Alegre

Praias urbanas tranqüilas e cortadas por calçadões servem como aperitivo para aquelas mais distantes

ENVIADO ESPECIAL A JOÃO PESSOA (PB)

João Pessoa afirma deter uma das mais belas costas urbanas do país. Para conferir o auto-elogio, um bom começo é passear pelos calçadões das praias de Manaíra, Tambaú e Cabo Branco.
Tambaú, onde fica o hotel Tropical Tambaú, é mais agitada do que Cabo Branco, um dos bairros mais exclusivos da cidade. É de Tambaú também que saem barcos para os recifes de Picãozinho, onde, na maré baixa, surgem piscinas naturais.
As praias que ficam na área urbana de João Pessoa são tranqüilas, mas quem quer sossego mesmo deve ir aos extremos da cidade
Seguindo em direção ao sul, há um platô no final da praia de Cabo Branco. Dali, um pequeno mirante tem vista para um belo panorama das praias urbanas.
Logo adiante, depois da novíssima Estação Ciência, de Oscar Niemeyer, está o farol do Cabo Branco.
O farol foi inaugurado em 1972, e sua arquitetura peculiar remete a uma planta de sisal, material responsável por um dos mais importantes ciclos econômicos da região.
Do farol avista-se a ponta do Seixas, o ponto mais oriental não só do Brasil como da América continental. Ali, o sol nasce mais cedo. A distância entre a ponta e o continente africano é de cerca de 2.850 km, menor que a de João Pessoa a Porto Alegre (RS), que é de cerca de 3.900 km. (PEDRO CARRILHO)


Texto Anterior: Paraíba: Feiras têm produtos criados por artesãos do Estado inteiro
Próximo Texto: Acácia ganha reforço de ipês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.