São Paulo, domingo, 1 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros estréiam no Weather Channel

da Reportagem Local

Desde a última terça-feira, a gaúcha Kátia Fernandes, 26, informa a previsão do tempo no Brasil direto de Atlanta. Ela é uma das apresentadoras do canal Weather Channel, que lança agora sua programação em português pelo sistema Sky (miniparabólicas).
Kátia faz parte da equipe de 80 brasileiros que trabalham no canal nos EUA. Os dados são transmitidos do Brasil via satélite -a partir de material coletado no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A equipe interpreta as informações nos estúdios em Atlanta e os apresenta em formato de boletim. "A distância não interfere no nosso trabalho. A única diferença é que a chuva que prevemos não cai na nossa cabeça", diz Kátia, que é meteorologista.
Sem experiência anterior na TV, ela afirma precisar de apoio técnico dos profissionais da área. "Ainda estou aprendendo a me posicionar diante da câmera e a impostar a voz. Mas acho que um meteorologista passa mais credibilidade do que um profissional de comunicação."
Kátia divide a apresentação dos boletins do canal com Ricardo Nogueira e Joana Madruga. Cada um se responsabiliza por oito horas de programação. "O Weather canaliza, especifica e atualiza constantemente a informação", diz a meteorologista, que espera mudar a mentalidade do brasileiro -tradicionalmente descrente com relação a esse serviço- com seu trabalho no canal.
No Weather Channel, os boletins locais entram no ar a cada cinco minutos. As previsões são atualizadas a cada seis horas -mas o serviço pode ser realizado com maior frequência dependendo das alterações meteorológicas.
"Como a informação até hoje era esparsa, o brasileiro ficou com a impressão de que a meteorologia não acerta. O problema é que as pessoas costumam ouvir um boletim pela manhã, mas não acompanham as mudanças que são detectadas ao longo do dia. O público precisa levar em conta que as condições podem mudar de uma hora para outra", explica.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.