UOL


São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Top Dog - Uma Dupla Animal
Globo, 13h05.
 
(Top Dog). EUA, 1995, 93 min. Direção: Aaron Norris. Com Chuck Norris, Erik Von Detten, Timothy Bottoms. Chuck Norris é convidado a ter um cachorro como parceiro quando tem de combater terroristas em San Diego, Califórnia. Problema: o cachorro revela-se bem mais esperto do que Chuck.

É Proibido Beijar
Cultura, 15h30.
   
Brasil, 1954, 85 min. Direção: Ugo Lombardi. Com Tônia Carrero, Ziembinsky, Mário Sérgio, Otelo Zeloni, Renato Consorte. Tônia se faz passar por estrela de cinema para que o pai ganhe uma aposta. Mas a história vai se complicar o bastante para render uma comédia. Filme feito com poucos recursos, para os padrões da Cia. Vera Cruz. Em todo caso, a produtora entrou com um elenco de primeira linha. O filme fez sucesso, a seu tempo. Vale. P&B.

Contatos Imediatos do 3º Grau
Record, 18h.
    
(Close Encounters of the Third Kind). EUA, 1977, 135 min. Direção: Steven Spielberg. Com Richard Dreyfuss, François Truffaut, Teri Garr. O cinema é uma arte que se confunde com a magia? Spielberg acredita que sim. Portanto, nada mais coerente do que promover, com a devida pompa, a chegada de extraterrestres ao nosso planeta. O filme quer ser um espetáculo e é. O que mais pedir, nesse caso?

El Mariachi
Bandeirantes, 20h30.
  
(El Mariachi). EUA, 1993, 81 min. Direção: Robert Rodriguez. Com Carlos Gallardo, Cosuelo Gómez. A fama do filme repousa sobre a suposição (pouco plausível) de que teria custado US$ 7 mil. Em todo caso, a história do seresteiro confundido com um criminoso na fronteira entre México e EUA não vale muito mais do que o anunciado pela publicidade.

As Loucas Aventuras de James West
SBT, 23h.
 
(Wild Wild West). EUA, 1999, 107 min. Direção: Barry Sonnenfeld. Com Will Smith, Kevin Kline, Salma Hayek, Kenneth Branagh. Smith e Kline são os pistoleiros designados para desvendar trama liderada por cientista louco que inclui, entre outros, o assassinato do presidente dos EUA. Estamos no Velho Oeste. E numa tentativa bem frustrada de comédia.

Soldado Universal - O Retorno
Globo, 23h.
 
(Universal Soldier - The Return). EUA, 1999, 82 min. Direção: Mic Rodgers. Com Jean-Claude van Damme, Michael Jai White. Com os soldados ciborgues em ritmo de série, Van Damme agora torna-se consultor. Trata-se de criar soldados ainda mais inexpugnáveis. Mas o computador que controla o projeto dá uma de HAL-9000, o de "2001", e lidera uma rebelião.

Meninos Não Choram
Globo, 0h30.
   
(Boys Don't Cry). EUA, 1999, 118 min. Direção: Kimberly Peirce. Com Hillary Swank, Chloe Sevigny. Tudo começa bem: uma garota com cara de menino que se faz passar por menino (Swank) e prefere sua identidade masculina. Daí deriva-se para uma dramaticidade bem convencional (tipo coisas que aconteceram no passado e que tudo devem explicar). No fim, resta uma atuação fenomenal de Hillary, que, depois disso, por sinal, nunca voltou a brilhar. Inédito.

Lua de Papel
Band,0h30.
    
(Paper Moon). EUA, 1973, 102 min. Direção: Peter Bogdanovich. Com Ryan O'Neal, Tatum O'Neal, Madeline Kahn. A emissora busca no fundo do baú esta comédia que homenageia o cinema americano do início dos anos 30 ao mesmo tempo em que fala dessa época (a Depressão). Ryan é o vigarista que o acaso força a se ocupar de uma garotinha órfã (Tatum, sua filha). Revisão obrigatória. P&B. Legendado.

A Armadilha
Globo, 2h30.
  
(Ambush). EUA, 1950, 90 min. Direção: Sam Wood. Com Robert Taylor, Arnele Dahl, John Hodiak. Faroeste na tradição, talvez até demais, sobre índios rebelados que, entre outras, sequestram uma mulher branca, e a perseguição que deve trazer as coisas de novo à normalidade.


Texto Anterior: Crítica - Xico Sá: Coronelismo audiovisual
Próximo Texto: Próximos capítulos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.