São Paulo, domingo, 02 de julho de 2000


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VÍDEO
Eles injetam testosterona em "13º Guerreiro" e "Inferno", nas locadoras
Banderas e Van Damme em ação

FÁTIMA GIGLIOTTI
DA REDAÇÃO

DOIS HERÓIS, duas épocas, dois diretores veteranos do gênero e dois astros de Hollywood: não falta nada para "O 13º Guerreiro" e "Inferno" fazerem uma boa dobradinha de pipoca (ainda que de microondas) e diversão. Antonio Banderas é o herói de "13º Guerreiro". Após o sucesso de "A Máscara do Zorro", agora ele é um diplomata muçulmano expulso de Bagdá por cobiçar a mulher de outro homem. Acaba sendo o décimo terceiro do bando de viquingues durões que, no século 10, em plena Idade Média, vai tentar salvar uma apavorada comunidade do ataque de ferozes (feras ou homens?) inimigos. A espada é a lei, que, no filme, é ditada pelo diretor John McTiernan, responsável pelo sucesso de blockbusters como "Duro de Matar", e, à distância, por Michael Crichton (o escritor por trás de "Jurassic Park"), que reescreveu a novela curta "Devoradores de Corpos". McTiernan filma os combates entre viquingues e criaturas com acentuação épica, técnica impecável, sangue e golpes que elevam o nível de adrenalina às alturas, para macho nenhum botar defeito. E o que falar de Eddie Lomax, o machão vingador sem ética que Jean-Claude Van Damme interpreta em "Inferno"? Sob a direção de John G. Avildsen (ganhador do Oscar por "Rocky" e de milhões com a série "Karatê Kid"), Van Damme vai ao encontro de seu melhor amigo, o índio Johnny (Danny Trejo), que vive no meio do deserto, para pedir a "benção" dele para o seu suicídio. Mas, no meio do caminho, roubam a moto dele, que seria o presente para o amigo. Pronto: isso já é motivo para o astro das artes marciais distribuir tiros, socos e golpes de pernas nos ladrões, que são também traficantes e dominam pelo terror a pequena comunidade local. Pancadaria em grande estilo. Van Damme vira o vingador dos oprimidos, em sua maioria velhos e mulheres (uma delas o leva para a cama, claro, ocasião em que ele exibe o seu modelado traseiro, para mulher nenhuma botar defeito).



13º GUERREIRO
Buena Vista
(The 13th Warrior, EUA, 1999). Direção: John McTiernan. Com Antonio Banderas, Diane Venora, Dennis Storhoi. 103 minutos. Aventura.

INFERNO
Playarte
(Inferno, EUA, 1999). Direção: John G. Avildsen. Com Jean-Claude Van Damme, Noriyuki "Pat" Morita, Danny Trejo. 95 minutos. Aventura.


CRIME VERDADEIRO
Warner
(True Crime, EUA, 1999). Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Isaiah Washington, Denis Leary, Lisa Gay Hamilton, James Woods. 127 minutos. Drama.
Para os fãs do ator-diretor Clint Eastwood e também de um provocante drama de tribunal -gênero que já deu tantos clássicos a Hollywood, como "Testemunha de Acusação" (1957), de Billy Wilder- chega em sell-thru (venda direta para consumidor) "Crime Verdadeiro", o 21º filme dirigido por Eastwood e 41º no qual ele também é ator.
Seu personagem é o jornalista veterano e alcoólatra Steve Everett, encarregado de entrevistar um negro (Washington) condenado à morte pelo assassinato de uma jovem grávida. É a última chance de Everett salvar sua carreira, se provar a inocência do condenado. O tempo e a má fama estão contra ele.
Preço sugerido: R$ 27.

BROKEN ARROW - A ÚLTIMA AMEAÇA
Fox
(Broken Arrow, EUA, 1995). Direção: John Woo. Com John Travolta, Christian Slater, Samantha Mathis, Delroy Lindo. 108 minutos. Aventura.
Mestre do gênero aventura já em Hong Kong, muito antes de estrear em Hollywood, o chinês John Woo dirigiu duas produções estreladas por John Travolta, "A Outra Face" (com Nicolas Cage) e "Broken Arrow -A Última Ameaça", antes da parceria com Tom Cruise no badalado "Missão Impossível 2" (em cartaz nos cinemas).
O estilo inconfundível de Woo, que compara cenas de ação a uma dança sem abdicar de explosões grandiosas (a do helicóptero já é clássica) desta vez está a serviço da rivalidade entre dois pilotos da Força Aérea Americana: um deles decadente e ressentido (Travolta), que rouba duas ogivas nucleares para chantagear o governo norte-americano e outro, Christian Slater, que tenta recuperá-las.



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