São Paulo, domingo, 2 de agosto de 1998

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TV NO MUNDO
Sundance põe no ar cinema independente

ESTHER HAMBURGER
em Nova York

No Brasil eventualmente algumas das mostras de cinema, como o Festival Internacional de Curtas ou o Rio Cine, divulgam ao menos alguns de seus filmes pela televisão, tornando sua programação acessível ao público que não frequenta festivais. Nos EUA há um canal de TV a cabo especializado em veicular filmes não comerciais, de outra forma inacessível ao grande público.
A experiência dos festivais de cinema chega aos telespectadores de TV a cabo aqui através do Sundance Channel, o canal que leva a marca da promoção do cinema independente compartilhada pelo Sundance Festival e pelo Instituto Sundance, organizações sem fins lucrativos fundadas pelo ator Robert Redford.
O canal transmite curtas, filmes de animação, longas e documentários não distribuídos nas salas de cinema. Mas transmite também filmes independentes consagrados pela bilheteria norte-americana e internacional, como "Boyz'n the Hood" de John Singleton, ou "Big Night" de Campbell Scott e Stanley Tucci.
Seguindo o espírito das mostras de cinema, a programação mensal do Sundance Channel explora temas definidos por uma curadoria. O tema do mês de agosto será "Representing Soul" (Representando a Alma), com uma seleção de filmes na tradição do cinema afro-americano.
O Sundance vai mostrar do conhecido "Boyz'n the Hood", que iniciou uma série de filmes sobre a vida nos guetos das grandes cidades dos EUA, ao pioneiro e extremado "Sweet Sweetback's Baadassss Song", filme de 1971 dirigido por Melvin Van Peebles, iniciador do gênero "blaxpoitation".
Tal como o Sundance Festival, que recentemente organizou um workshop para roteiristas no Brasil, o Sundance Channel demonstra também um interesse pela produção estrangeira. O canal dedicou recentemente uma semana ao cinema da China.
O Sundance Channel é uma sociedade de Robert Redford com a Showtime Networks Inc. e a PolyGram Filmed Entertainment. Em 18 meses de operação o canal do cinema independente estava disponível somente pela TV via satélite, na EchoStar, PrimeStar e USSB.
Atualmente atingindo cerca de 5 milhões de telespectadores, o canal começa a entrar no sistema normal da TV a cabo em mercados de cidades importantes como Nova York e Boston. O assinante paga cerca de US$ 4 por mês para receber uma programação especial aos domingos.
Em tempos de aquecimento do cinema nacional em um país que possui uma respeitável produção de programas de televisão que não chegam à telinha, os telespectadores brasileiros se beneficiariam enormemente de uma iniciativa semelhante.


E-mail: ehamb@uol.com.br



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