São Paulo, domingo, 4 de maio de 1997.

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NEGÓCIOS
Ana Maria Braga, que fatura mais de R$ 200 mil por mês com merchandising, quer entrar no Guinness
Apresentadora quer bater recorde

LUIZ ANTONIO DEL TEDESCO
especial para a Folha

A apresentadora Ana Maria Braga, estrela de dois programas da Rede Record, pode vir a figurar na edição 98 da versão brasileira do Guinness Book -o livro dos recordes- como a animadora de TV que permanece mais tempo no ar.
Somados os programas "Note e Anote" e "Ana Maria Braga", a apresentadora fica no ar, ao vivo, 24 horas e meia por semana. Sua concorrente mais direta seria Angélica, que divide com desenhos animados 17 horas e meia de programação semanal.
A produção do "Note e Anote", cujo Ibope varia em torno de 2 pontos (160 mil telespectadores na Grande São Paulo), deve enviar ainda esta semana a documentação ao Guinness pedindo a homologação do recorde, apesar de a categoria ainda não existir no livro, pelo menos na versão brasileira.
Outros recordes também poderiam ser incluídos no Guinness. No programa do último dia 25, Ana Maria distribuiu 91 beijinhos para convidados e colaboradores. Dois deles foram para o seu papagaio, Louro José. A cada ano, a animadora dá, ao vivo, 26,6 mil garfadas para experimentar as receitas que divulga.
O "Ana Maria Braga", que ia ao ar, em VT, no sábado à noite e atingia picos de 7 pontos de Ibope (560 mil telespectadores), manteve suas duas horas de duração, mas agora é exibido ao vivo, às terças-feiras. O "Note e Anote" vai ao ar de segunda a sexta, das 11h30 às 16h00.
Das quatro horas e meia diárias, aproximadamente 30 minutos são intervalos comerciais. No restante do tempo, Ana Maria, com a ajuda de convidados e anunciantes, recheia o telespectador com alguns desfiles, várias receitas, um pouco de artesanato, uma pitada de jornalismo e muito, muito merchandising.
A cada dia, uma média de 22 anunciantes têm dois minutos cada para apresentar seus produtos, ao lado de Ana Maria.
Ana Maria nega que tenha participação nos comerciais que ela apresenta, mas a Folha apurou junto à assessoria comercial da apresentadora que cada uma dessas inserções custa por volta de R$ 3 mil. Desse valor, R$ 500 vão para Ana Maria. Só aí, são R$ 11 mil por dia (R$ 220 mil/mês).
Mas o seu faturamento pode ser maior ainda. Além de comerciais em que uma empresa compra um espaço e ensina donas-de-casa como tirar melhor proveito de seus produtos, Ana Maria também teria participação na receita do disque 0900, que sorteia prêmios -de eletrodomésticos a carros importados.
O "Ana Maria Braga" já chegou a receber 70 mil ligações quando sorteava um carro por semana. Agora são 12 carros por mês. Cada chamada custa ao telespectador R$ 3.
Ana Maria recebe ainda um salário fixo, que nem ela nem a Record revelam detalhes.

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