São Paulo, domingo, 04 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA
"Martha Stewart", o programa, vende a perfeição de Martha Stewart, a mulher
GNT traz 'rainha do lar' dos EUA

DA REPORTAGEM LOCAL

MARTHA Stewart, 58, é um ícone do "sonho americano": filha de imigrantes poloneses, com cinco irmãos, foi modelo para pagar seus estudos de história, casou cedo. Teve "a casa perfeita, os filhos perfeitos", como ela mesma disse ao "60 Minutes"-mas não o marido perfeito, como lembrou o programa de entrevistas da CBS. O fim do casamento deve ter sido um estímulo fundamental para que mostrasse que ela, sim, era perfeita.
Toda essa perfeição norte-americana é o que mostra o programa "Martha Stewart", que o canal pago GNT passa a transmitir a partir de amanhã, de segunda a sexta-feira, às 17h30.
A atração televisiva é só uma das frentes do conglomerado de Martha. O que começou com um bufê, em 76, é hoje um negócio bilionário, com revistas, livros de "faça-você-mesma", programa de rádio, website (www.marthastewart.com). Em 99, Martha foi a oitava mulher mais poderosa do mercado americano entre 50 listadas pela revista "Fortune".
O estilo do programa é todo muito natural e "clean". Martha, cabelo e maquiagem discretos, aparece com roupas diferentes, mas sempre simples, em ambientes variados de seu "lar".
Para facilitar, já que Martha fala o tempo todo, a GNT optou por dublar o programa na íntegra. Mas, apesar da dublagem (e talvez um pouco por causa dela), um certo tom artificial sobra nos quadros, tipicamente americanos, distantes da dona-de-casa do Brasil -o que pode ser uma pedra no caminho de Martha para fincar sua bandeira por aqui.
Os assuntos vão desde como criar animais de estimação a como reconhecer peças de porcelana, passando, claro, pelas receitas, que, entretanto, não são a tônica do programa, o que o destaca de seus similares.
O que amarra tudo é o tom didático. Martha explica e explica. Por exemplo, conta como diferenciar, pelo desenho, uma travessa do século 19 de uma mais antiga -mas, se você não for uma expert no assunto, pode achar uma sopeira providencialmente parecida no site da apresentadora, entre outros 750 produtos.
Passo a passo, ela segue: como montar um arranjo, fazer uma boneca de pano e saber se um melão está maduro.
Para encerrar, "Fonte de Inspiração". Martha entrevista um convidado especial -no caso da estréia brasileira, vindo de sua própria infância: sua professora do primário. A apresentadora, assim, leva a espectadora a sua infância, como se fosse dar a receita para ser como ela: "Sou perfeita, mas fui gente como você".
(FRANCESCA ANGIOLILLO)





Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Cartoon faz piada com as diferenças entre culturas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.