São Paulo, domingo, 05 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA PELA AUDIÊNCIA
Nova atração dominical da Record, que teve sua estréia antecipada para hoje, quer fugir do "mundo-cão"
Gilberto Barros fará tudo pelo social aos domingos

DA REPORTAGEM LOCAL

ÀS PRESSAS e 15 dias antes do prazo previsto, a Record estréia hoje o programa "Domingo Show", a ser exibido ao vivo das 17h às 20h, com apresentação de Gilberto Barros, que já comanda no mesmo canal o "Quarta Total".
A antecipação da estréia foi uma decisão da emissora para pegar as concorrentes desprevenidas, diz Edson Fernandes, diretor da atração.
"Como é Carnaval, os outros canais estão com suas atenções voltadas para a festa. É uma boa hora de surgir com um novo programa."
A despeito da antecipação da estréia, o programa não está cru, afirma o diretor. "Eu e Gilberto Barros planejávamos criar algo na linha do "Domingo Show" desde novembro do ano passado."
Assim como a atração de quarta-feira, Gilberto também trará cantores famosos e personalidades televisivas, mas o enfoque, ainda que também popular, é outro, diz Edson Fernandes, que passará a acumular a direção do "Quarta Total" e do "Domingo Show".
"O estilo é tão descontraído quanto o do "Quarta Total". A principal diferença é que os quadros do programa visam divertir, mas não se limitam a isso. No quadro "O Desafio em Família", por exemplo, se um pai de família estiver precisando de um forno de microondas e não tiver como pagar, poderá se submeter a uma prova para conseguir a quantia", explica o diretor.
Para se preparar para o tal desafio, a pessoa terá uma semana, monitorada pela equipe de produção do programa. A prova consiste em exercer uma atividade com a qual o protagonista do desafio não possui qualquer prática. "A idéia é fazer com que alguém faça algo totalmente distante do seu dia-a-dia, mas se divertindo. Um mecânico de locomotivas, por exemplo, pode ser chamado para interpretar uma música ao piano. Ao longo de uma semana, ele estudará para o desafio. Nossa equipe registrará o treinamento e fará entrevistas com o protagonista da prova", explica o diretor.
Além dessa prova, o "Domingo Show" contará ainda com um videokê e uma prova de conhecimentos musicais, que contará com a participação de populares e de artistas, que atuarão como seus padrinhos. Além desses, o programa terá também o quadro "O Sonho", em que será preciso se submeter a provas que podem ser físicas ou de inteligência para atingir um objetivo que, em circunstâncias normais, seria quase inviável.
"Supondo que um pai de família queira oferecer uma bolsa de estudos para seu filho, mas não tenha como pagar. Cumprindo o desafio, ele poderá obter o dinheiro necessário para tal. O público poderá contribuir pela Internet", conta Fernandes.
Gilberto Barros atuará como mediador e comandará as várias brincadeiras, em meio a um cenário que reproduz uma arena. Uma das supostas inovações do "Domingo Show" é fazer com que o artista sirva como escada para um fã desconhecido. O fã escolhe seu ídolo para protagonizar um desafio musical. Caso ele vença, quem leva o prêmio é o admirador.
De acordo com Edson Fernandes, além de oferecer entretenimento, "Domingo Show" quer mostrar também que é possível fazer com que as pessoas se ajudem. "É a chance de fazer com que pessoas comuns realizem seus sonhos sem serem agredidos. Vamos explorar o sorriso, não o choro."
Resta ver se a Record terá motivos para sorrir ao concorrer com os programas de Fausto Silva e de Gugu Liberato. Outros apresentadores da emissora, como Ratinho, já viram naufragar seus programas dominicais no passado.



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: TV no mundo: EUA preparam produções sobre racismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.