São Paulo, domingo, 5 de julho de 1998

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MÚSICA
Produção de clipes cresce 18%


MTV prepara a quarta edição do Video Music Brasil, programa líder de audiência da emissora


ALEXANDRE MARON
da Reportagem Local

O número de clipes produzidos no Brasil aumentou 17,8% no último ano.
O indicador vem do número de clipes inscritos no MTV Video Music Brasil, principal evento da emissora musical no país e que vai ao ar em 13 agosto.
O prêmio só admite inscrição de clipes feitos no país. No ano passado, a MTV recebeu 241 inscrições. Em 98, foram 284.
A MTV faz uma triagem do material recebido e o submete a um júri de cerca de 200 pessoas especializadas. A principal categoria, no entanto, é a da escolha da audiência.
No ano passado, a MTV investiu cerca de US$ 1 milhão e alcançou 3 pontos no Ibope, um recorde para o canal. Cada ponto equivale a 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.
Este ano, em sua quarta edição, o VMB também será realizado no Palácio das Convenções do Anhembi. A equipe de produção e o orçamento ainda não foram divulgados.
A lista deste ano mostra, no entanto, que a produção de clipes ainda é dominada por poucos profissionais. As cinco indicações para fotografia, por exemplo, dividiram-se entre os trabalhos de Breno Silveira e Adriano Goldman.
O prêmio de edição tem três chances em cinco de ir para Sérgio Mekler. Em direção de arte, Toni Vanzollini aparece em duas das cinco indicações.
Vanzollinni ainda surge em uma indicação para direção. Outro que aparece em mais de uma categoria é Oscar Rodrigues Alves, em direção e edição.
Uma nova categoria de premiação foi adicionada, a de direção de arte.
Nas duas últimas premiações, o Skank venceu na escolha da audiência e representou o Brasil na versão norte-americana do prêmio. Este ano, o grupo não recebeu nenhuma indicação, porque não lançou clipes no período.
Os campeões de indicações foram Os Paralamas do Sucesso, com "Ela Disse Adeus", e o Cidade Negra, por "Realidade Virtual", ambos disputando em sete categorias, num máximo de oito.



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