São Paulo, #!L#Domingo, 06 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VEJA ESTA CANÇÃO

Bowie flutua não mais no espaço, mas na cozinha

PEDRO ALEXANDRE SANCHES

DAVID Bowie passa quase todo o tempo de seu novo videoclipe, "Survive", levitando. Gravidade zero -até o ovo cozido escapa da panela, num começo digno de suas fases mais cafonas, tipo "Labirynth" (86)-, o clipe da "sobrevivência" confirma a vontade atual do astro britânico, de se comunicar com pontos fundamentais de sua carreira, hoje dispersos no passado.
Se no disco do qual sai "Survive" ("Hours...", lançado no ano passado) ele remói os bowies de "Heroes" (77) e de "Aladdin Sane" (74), no clipe de "Survive" ele volta mais longe, de novo ao astronauta Major Tom de "Space Oddity" (69).
É a velha e boa obsessão de Bowie por "2001, uma Odisséia no Espaço" (68), dos balés de naves e homens em gravidade zero, ao som do "Danúbio Azul".
Mas o astronauta Bowie hoje flutua na cozinha, agarrado ao forno, e não mais no espaço sideral. E o olhar duplo, cada olho de uma cor, emoldurado por cabelos agora britpop, é vazio, perdido em lugar nenhum. Os vincos no pescoço ganham close, enquanto corpo e olhar flutuam no nada.
E ele está falando de sobrevivência, sem querer (ou ter como) evitar a decadência, sem querer (ou saber) evitar a dignidade na decadência.


Texto Anterior: Making of: Globeleza completa dez anos como símbolo do Carnaval
Próximo Texto: Perfil / Caio Blat: Ator interpreta o vilão Bruno em 'Esplendor'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.