São Paulo, domingo, 6 de setembro de 1998

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NOVOS MERCADOS
Cultura faz séries tipo exportação


Em busca de recursos, emissora prioriza projetos que podem ser vendidos a TVs estrangeiras


RUI DANTAS
da Reportagem Local

Na tentativa de buscar meios alternativos para captar recursos, a Cultura está desenvolvendo projetos "tipo exportação".
A emissora, cuja verba para programação é advinda em sua maior parte da Fundação Padre Anchieta -e portanto do governo do Estado de São Paulo-, está fomentando parcerias com produtoras, buscando o apoio de empresas, além de criar programas que possam ser exportados a outras TVs do mundo.
O diretor de programação da Cultura, Rogério Brandão, é enfático ao afirmar que busca outras fontes de renda para a "produção de boas atrações que sejam aceitas no mercado externo".
Entre os inúmeros projetos que vem produzindo nessa linha, está o documentário "Mesa Brasileira". Segundo o chefe do departamento de novos projetos da emissora, Walter Silveira, 43, o programa é perfeitamente vendável ao mercado externo.
"Ele tentará contar a história do Brasil por meio da comida de cada região. Será baseado em obras de historiadores ou sociólogos como Gilberto Freyre, Câmara Cascudo e Sérgio Buarque de Hollanda", explica.
Silveira diz que "o programa já captou 70% dos recursos necessários a sua produção e, se conseguir captar o restante, poderá ser exibido em dezembro deste ano".
Outro documentário que segue este raciocínio é "MPB, do Guarani ao Guaraná". O projeto, ainda em fase de captação de recursos, é uma série de no mínimo 12 episódios sobre a história recente da MPB.
Para isso, a Cultura vai utilizar seu arquivo, que é dos mais ricos em especiais sobre músicos brasileiros.
"Temos programas como o "Ensaio' que há muito tempo é frequentado pelos maiores nomes da MPB. E dispomos, também, do arquivo da antiga TV Tupi, o que aumenta nossa disponibilidade de acervo", diz.
A Cultura preserva o arquivo de fitas de programas da Tupi.
Para Brandão, existe uma demanda grande de especiais de MPB no exterior, facilitando as negociações de "Do Guarani ao Guaraná".
Há ainda mais dois projetos em andamento, ambos em parceria com TVs estrangeiras. Um deles se trata de um especial também sobre músicas, o "Projeto Atlântico", em parceria com a RTP, de Portuguesa.
O objetivo é produzir um documentários sobre cantores e músicos da língua portuguesa, como Simone, Milton Nascimento, Marisa Monte e Cesária Évora.
O outro, ainda sem título, é um documentário antropológico sobre as pinturas que os índios brasileiros realizam no corpo. O projeto, previsto no mais tardar para o ano que vem, seria patrocinado pela emissora alemã ZDF.
"Idéias não faltam. O que faltam são os recursos", afirma Silveira.



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