São Paulo, domingo, 07 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA POLTRONA


DirecTV e Multishow exibem shows do festival na íntegra; Globo fica apenas com "melhores momentos"

Rock in Rio na TV? Só se for pagando

Divulgação
A banda Iron Maiden que se apresenta dia 19/01 no Rock in Rio 3


DA REPORTAGEM LOCAL



QUEM não estiver disposto a -ou não puder- enfrentar a multidão aguardada para o festival Rock in Rio 3, pode assistir ao evento no conforto de seu lar, desde que tenha TV por assinatura. A operadora de TV paga via satélite DirecTV e o canal Multishow (Net e Sky) são os únicos que vão transmitir shows integralmente.
Para quem não vai poder ir ao festival nem pode contar com a TV paga, o jeito é se contentar com a cobertura da Globo. Mesmo sendo a única rede de TV aberta que detém os diretos das imagens do Rock in Rio 3, a emissora, como de praxe, optou por não transmitir nenhum show na íntegra.
O que o telespectador vai ver será a cobertura do evento nos telejornais da emissora e um programa que vai ao ar nos finais de noite, nos dias do festival.
Com 40 minutos de duração, o programa terá apresentação de Márcio Garcia e vai mostrar, ao vivo, trechos de alguns shows, reportagens especiais sobre o Rock in Rio e entrevistas com as estrelas do festival em pontos turísticos do Rio.
Além disso, a partir de amanhã, a Globo leva ao ar, durante todo o dia, flashes mostrando a finalização da montagem do palco, imagens dos shows etc.
Com uma equipe de 160 pessoas para a cobertura do Rock in Rio, a emissora montou um estúdio de vidro, em Jacarepaguá -onde ocorrerão os shows-, de onde serão transmitidos os flashes.
Já a MTV, que não pode transmitir nenhuma imagem do festival, vai deslocar sua equipe de jornalismo para o local, e o "Contato MTV", que vai ao ar diariamente às 19h, trará reportagens e entrevistas com as bandas.
O assinante da DirecTV é o único que poderá acompanhar o festival na íntegra: a operadora exibirá todos os shows do Rock in Rio em cinco canais diferentes, com 40 horas de transmissão diária.
A DirecTV utilizará um sistema interativo de transmissão, batizado de multicâmera. "Espalhamos cerca de 40 câmeras pelo palco e pela platéia, para registrar diferentes aspectos dos shows. Assim, enquanto um canal estiver exibindo a imagem do vocalista de uma banda, outro mostrará detalhes da platéia etc.", explica Paulo de Almeida, diretor de marketing da DirecTV.
Para ele, somente uma TV por assinatura seria capaz de propiciar esse tipo de transmissão. "Nenhuma rede de TV aberta poderia exibir o festival na íntegra." Ao todo, a operadora estará presente no festival com 180 profissionais, entre câmeras, repórteres e editores.
O Multishow, a quem a DirecTV repassou parte dos direitos de transmissão, também está investindo na cobertura.
"Devido à grandiosidade do evento, usaremos uma equipe de quase cem pessoas, um estúdio na Barra da Tijuca, uma unidade móvel em Jacarepaguá e passaremos o sinal para a Globosat por fibras óticas", diz Vicente Flobato, gerente de produção do canal e responsável pela transmissão do Rock in Rio.
Na véspera da abertura, dia 11, o canal transmitirá, durante o "Multishow em Revista", às 21h, um making of do Rock in Rio, mostrando os artistas que já passaram pela cidade para conhecê-la, além de revelar como funcionará o palco e como será a estrutura do evento.
Durante os dias do Rock in Rio, o festival vai ocupar a programação do Multishow das 18h às 3h. O canal mostrará ao vivo todos os shows do palco principal -chamado Mundo- e, nos intervalos, exibirá reportagens, entrevistas e perfis das bandas.
O Multishow só possui direito de transmissão dos shows do palco principal. As demais apresentações, quando muito, ganharão flashes. Para Flobato, o palco principal já oferece uma quantidade muito grande de apresentações e informações. "É o que nos interessa. A gente nem chegou a abrir negociação para transmitir os outros palcos", diz. (BRUNO GARCEZ, CLÁUDIA CROITOR E FABIO DANESI ROSSI)


Texto Anterior: Programação da TV
Próximo Texto: Dinossauros e modernos têm o que ver
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.