|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
NA POLTRONA
DirecTV e Multishow exibem shows do festival na íntegra; Globo fica apenas com "melhores momentos"
Rock in Rio na TV? Só se for pagando
Divulgação
![](../images/tv0701012001.jpg) |
A banda Iron Maiden que se apresenta dia 19/01 no Rock in Rio 3 |
DA REPORTAGEM LOCAL
QUEM não estiver disposto a -ou
não puder- enfrentar a multidão
aguardada para o festival Rock in Rio 3,
pode assistir ao evento no conforto de
seu lar, desde que tenha TV por assinatura. A operadora de TV paga via satélite
DirecTV e o canal Multishow (Net e Sky)
são os únicos que vão transmitir shows
integralmente.
Para quem não vai poder ir ao festival
nem pode contar com a TV paga, o jeito é
se contentar com a cobertura da Globo.
Mesmo sendo a única rede de TV aberta
que detém os diretos das imagens do
Rock in Rio 3, a emissora, como de praxe, optou por não transmitir nenhum
show na íntegra.
O que o telespectador vai ver será a cobertura do evento nos telejornais da
emissora e um programa que vai ao ar
nos finais de noite, nos dias do festival.
Com 40 minutos de duração, o programa terá apresentação de Márcio Garcia e
vai mostrar, ao vivo, trechos de alguns
shows, reportagens especiais sobre o
Rock in Rio e entrevistas com as estrelas
do festival em pontos turísticos do Rio.
Além disso, a partir de amanhã, a Globo leva ao ar, durante todo o dia, flashes
mostrando a finalização da montagem
do palco, imagens dos shows etc.
Com uma equipe de 160 pessoas para a
cobertura do Rock in Rio, a emissora
montou um estúdio de vidro, em Jacarepaguá -onde ocorrerão os shows-, de
onde serão transmitidos os flashes.
Já a MTV, que não pode transmitir nenhuma imagem do festival, vai deslocar
sua equipe de jornalismo para o local, e o
"Contato MTV", que vai ao ar diariamente às 19h, trará reportagens e entrevistas com as bandas.
O assinante da DirecTV é o único que
poderá acompanhar o festival na íntegra:
a operadora exibirá todos os shows do
Rock in Rio em cinco canais diferentes,
com 40 horas de transmissão diária.
A DirecTV utilizará um sistema interativo de transmissão, batizado de multicâmera. "Espalhamos cerca de 40 câmeras
pelo palco e pela platéia, para registrar
diferentes aspectos dos shows. Assim,
enquanto um canal estiver exibindo a
imagem do vocalista de uma banda, outro mostrará detalhes da platéia etc.", explica Paulo de Almeida, diretor de marketing da DirecTV.
Para ele, somente uma TV por assinatura seria capaz de propiciar esse tipo de
transmissão. "Nenhuma rede de TV
aberta poderia exibir o festival na íntegra." Ao todo, a operadora estará presente no festival com 180 profissionais, entre
câmeras, repórteres e editores.
O Multishow, a quem a DirecTV repassou parte dos direitos de transmissão,
também está investindo na cobertura.
"Devido à grandiosidade do evento,
usaremos uma equipe de quase cem pessoas, um estúdio na Barra da Tijuca, uma
unidade móvel em Jacarepaguá e passaremos o sinal para a Globosat por fibras
óticas", diz Vicente Flobato, gerente de
produção do canal e responsável pela
transmissão do Rock in Rio.
Na véspera da abertura, dia 11, o canal
transmitirá, durante o "Multishow em
Revista", às 21h, um making of do Rock
in Rio, mostrando os artistas que já passaram pela cidade para conhecê-la, além
de revelar como funcionará o palco e como será a estrutura do evento.
Durante os dias do Rock in Rio, o festival vai ocupar a programação do Multishow das 18h às 3h. O canal mostrará ao
vivo todos os shows do palco principal
-chamado Mundo- e, nos intervalos,
exibirá reportagens, entrevistas e perfis
das bandas.
O Multishow só possui direito de
transmissão dos shows do palco principal. As demais apresentações, quando
muito, ganharão flashes. Para Flobato, o
palco principal já oferece uma quantidade muito grande de apresentações e informações. "É o que nos interessa. A gente nem chegou a abrir negociação para
transmitir os outros palcos", diz.
(BRUNO GARCEZ, CLÁUDIA CROITOR E FABIO
DANESI ROSSI)
Texto Anterior: Programação da TV Próximo Texto: Dinossauros e modernos têm o que ver Índice
|