São Paulo, domingo, 7 de dezembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atriz mirim publica livro infantil na Europa

Rosana Biekerman/Folha Imagem
Carolina Pavanelli, a órfã Laleska da novela ''Sonho Meu'', que virou escritora


da Sucursal do Rio

O principal papel vivido pela atriz Carolina Pavanelli, 10, nos últimos tempos tem sido o de escritora. Ela estreou na TV na novela "Sonho Meu", da Globo, como a órfã Laleska.
Em outubro, Carol, como é chamada pelos amigos, lançou o livro "Sonhos de Criança", pela editora Letras & Expressões, e tem se dedicado em tempo quase integral à literatura.
O livro já vendeu 6.000 cópias, e em janeiro será lançado em Barcelona e Lisboa. O diretor Maurício Oliveira pretende transformá-lo num curta.
"Escrevo desde os 6 anos e sempre sonhei em publicar um livro, por isso dei o título de 'Sonhos de Criança"', diz Carolina.
O livro é dividido em quatro histórias, "Antônio e o Vento", "O Beija-Flor de Pedra", "Ronaldo Reclamão" e "A Galinha que não Botava Ovo", que vão do conto de fadas ao conto urbano.
Carolina afirma que escrever é apenas um hobby, e o que ela quer mesmo é "ser atriz quando crescer".
Carolina conta que aprendeu com o pai, que é economista, o gosto pela leitura. "Ele sempre está com um livro na mão. Quando ainda não sabia ler, ficava com vontade de aprender para descobrir o que interessava tanto a ele", disse.
No seu quarto, Carolina diz que tem uma estante com tantos livros que não consegue mais contá-los.
Carolina disse que já leu quase tudo que Monteiro Lobato escreveu para crianças, como as histórias do "Sítio do Pica-Pau Amarelo". A coleção "Conhecendo Nossos Clássicos", para crianças, é destacada por ela como uma de suas prediletas.
"Tem histórias de Maria Clara Machado, Castro Alves e Gonçalves Dias que acho ótimas", diz a atriz sem parar de enumerar outros muitos autores.
"Estou sempre lendo, acho que por isso tenho facilidade de escrever. Com 'Sonho de Criança' e outros livros que quero escrever, pretendo incentivar o hábito da leitura nas crianças", diz.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.