São Paulo, domingo, 08 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGORA VAI
Após várias idas e vindas, atração que será comandada por Serginho Groisman deve ir ao ar no próximo dia 14
Globo confirma estréia do programa "Altas Horas"

FABIO DANESI ROSSI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

FINALMENTE. Após muito bafafá e inúmeros atrasos, a Rede Globo estréia, no próximo sábado, dia 14, o programa "Altas Horas", co-dirigido e comandado por Serginho Groisman.
Em setembro do ano passado, Serginho, após deixar o "Programa Livre", do SBT, assinou contrato com a Globo, na esperança de ter um programa diário em que pudesse fazer entrevistas e promover discussões sobre a educação brasileira. Segundo ele, essas eram suas exigências. Alguns meses depois, em dezembro, ele efetivamente estreou um programa sobre educação, o "Ação", transmitido aos sábados, às 8h10. A Globo chegou a propor um programa diário, mas, devido aos horários da emissora, só poderia ter meia hora de duração. Serginho recusou. Alguns projetos, boatos e discussões mais tarde, veio a idéia do "Altas Horas".
A estréia do programa foi anunciada e cancelada várias vezes ao longo deste ano. Sua duração, inicialmente prevista para varar toda a madrugada, foi reduzida. Por fim, Serginho gravou, na semana retrasada, um piloto (programa teste) da atração, e a Globo marcou uma coletiva de imprensa para anunciar, definitivamente, seu lançamento. Dois dias antes da coletiva, a emissora cancelou tudo. Comentavam que Marluce Dias da Silva, diretora-geral da Globo, gostaria de fazer modificações no programa, o que atrasaria mais uma vez a estréia.
Procurado pela Folha, Serginho mostrou-se surpreso: "Cancelaram a coletiva?". Depois, disse que teria uma reunião com Marluce, no Rio, mas garantiu que estava tudo certo com o "Altas Horas". Ao ser questionado se a demora no lançamento do seu programa não estaria atrapalhando sua imagem, fazendo com que ele fosse, pouco a pouco, sendo esquecido, Serginho soltou um risinho e comentou: "Eu não me preocupo com isso".
Mas, ao que parece, ele se preocupa sim. Após sua reunião com a diretoria da Globo, a coletiva de imprensa foi novamente marcada, e, na quarta-feira passada, chamadas do programa começaram a ser exibidas na televisão. Parece que agora é pra valer. "Altas Horas", após tantas idas e vindas, vai mesmo estrear.
O programa irá ao ar nas madrugadas de sábado, logo após o "Supercine". Terá de duas a três horas de duração e mostrará a noite nas principais cidades brasileiras, além de números musicais, debates e reportagens.
"Nós queremos fazer links sobre a noite", conta Serginho, "transmitindo festas, shows e acontecimentos importantes. Teremos também vários quadros. Num deles, conversarei com sobreviventes de grandes tragédias (no primeiro programa, será com um sobrevivente do incêndio no edifício Joelma, em São Paulo). Em outro, mostraremos performances do "Festival Qualquer Nota", que estará acontecendo em outro estúdio da emissora e no qual as pessoas poderão exibir qualquer talento curioso que tenham".
O "Altas Horas" contará também com uma banda formada só por mulheres, que tem o criativo nome de Banda do Altas Horas. Ela funcionará mais ou menos como o Sexteto do Jô, mas terá uma função a mais: tocará com artistas que, saindo de seus shows, passarão no programa para dar uma "canja".
Mas são outras as grandes novidades do programa: uma grua (guindaste munido de câmera controlado por computador) que funcionará como um personagem, "conversando" com o apresentador e dando "beijinhos" na platéia; um pequeno dirigível munido com uma microcâmera que flutuará pelo estúdio; e uma câmera que poderá ser acessada, via Internet, pelos telespectadores. "O telespectador deve se cadastrar no site da Globo e entrar na fila. Cada pessoa terá 30 ou 45 segundos para controlar uma câmera do estúdio, mexendo com o mouse. Se quiser, pode até tirar uma foto para guardar de recordação. De vez em quando, eu transmitirei essas imagens, com o telespectador sendo o cameraman", afirma Groisman.
O programa terá algumas partes previamente gravadas e outras ao vivo. "Até abril do ano que vem, a gente estará reformando o programa constantemente, testando uma novidade a cada semana. Mas a tendência é que ele se torne todo ao vivo."


Texto Anterior: Made in USA: Luana Piovani apresentará "Tudo de Bom", programa que estréia no dia 12
Próximo Texto: Making of: Departamento de Promo da MTV faz João Gordo cantar "I Love Chopin"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.