São Paulo, domingo, 09 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Suassuna conta casos no Multishow


Canal estréia hoje "O Canto de Ariano", programetes apresentados pelo escritor

DA REPORTAGEM LOCAL



DESDE março do ano passado, sempre às sextas-feiras, os pernambucanos têm uma atração a mais em seu "NE-TV: 1ª Edição", telejornal local apresentado pela Globo em alguns Estados do Nordeste. Em pouco mais de um minuto, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna conta casos de sua mocidade, debate a cultura popular brasileira e até comenta a obra de artistas como Brennand e Chagall. Gravados no jardim de sua casa, no Recife, os programetes foram batizados de "O Canto de Ariano" e, a partir de hoje, às 19h, podem ser vistos todo domingo no canal Multishow (Net/ Sky).
Paraibano radicado no Recife, Ariano, colunista da Folha, é autor de "Auto da Compadecida", que escreveu em 1955 e acabou se tornando um de seus textos mais conhecidos.
"Ele tem uma forma própria e engraçada de contar seus casos. É um grande defensor de nossa cultura. Assim sendo, a série se tornou um espaço no qual Ariano conversa sobre tudo o que acha importante, de historinhas de sua juventude a reflexões sobre o erudito e o popular", explica Adriana Victor, diretora de "O Canto de Ariano".
Segundo ela, a linguagem regional do escritor será totalmente preservada nessa versão para o Multishow: "São essas características que fazem de Ariano uma figura tão peculiar".
Carnaval
Ariano Suassuna também está presente em outra estréia do Multishow. No próximo dia 21, às 21h30, o canal exibe "Folia Geral", um especial dirigido por Luís Fernando Carvalho, o mesmo do filme "Lavoura Arcaica", baseado em romance do escritor Raduan Nassar.
Com o objetivo de ser uma reflexão sobre a formação da cultura brasileira, o programa mostra uma das famosas aulas-espetáculo promovidas pelo dramaturgo. Aqui, ele vai contar um pouco sobre a história dos festejos populares, iniciando no Brasil Colônia e seus índios.
Ariano aborda também danças como o frevo, instrumentos como a viola e a rabeca e traz convidados importantes da cultura nordestina, entre eles Mestre Salustiano, o ator e músico Antônio Nóbrega e o grupo de dança Grial.
"Folia Geral" também vai mostrar um pouco das origens de "Auto da Compadecida" e suas fontes de inspiração -entre elas Leonardo Motta, pesquisador de cantoria do Brasil.


Texto Anterior: Mochilão MTV faz viagem por Portugal
Próximo Texto: Esportes: Surfe ganha programa semanal na Band
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.