São Paulo, domingo, 9 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Cultura exibirá torneio europeu


Emissora vai apresentar com exclusividade no país a Copa dos Campeões da Europa


RUI DANTAS
enviado especial ao Rio

A TV Cultura vai transmitir, com exclusividade, a partir de setembro, os jogos da Copa dos Campeões, campeonato que reúne as equipes campeãs e vices de futebol dos países europeus.
Entre os times que o torneio reúne, estão Real Madrid, Barcelona, Juventus, Internazionale, Arsenal, Porto e Benfica.
No campeonato atuam jogadores como Ronaldinho, o francês Zidane e o croata Suker.
A temporada 98/99 da Copa dos Campeões foi um "presente" dado à emissora. O diretor de programação da Cultura, Rogério Brandão, 44, disse que a emissora "ganhou" o campeonato.
Os detalhes financeiros da negociação não foram revelados pelo diretor.
"A empresa que detém os direitos de transmissão do torneio no Brasil, a Multipole, tinha que dar preferência a alguma TV pública por uma exigência da Uefa (entidade que rege o futebol na Europa)", afirma Brandão.
A Uefa não estaria satisfeita com as transmissões das TVs comerciais do Brasil, pois elas "sujariam" demais a exibição com o excesso de publicidade e telessorteios.
A Cultura terá direito de exibir dois jogos por semana. A emissora pensa em veiculá-los às sextas, às 22h30, e aos domingos, às 20h. As partidas não serão transmitidas ao vivo.
"Os jogos ocorrem às quartas, mas, devido ao fuso horário, teríamos que exibi-los às 18h30. Nesse horário, já temos uma programação infantil estabelecida", afirma.
"Mas não creio que haverá desprestígio, pois temos estudos mostrando que qualquer jogo tem um público mínimo de cinco pontos no Ibope", analisa.
Cada ponto no Ibope equivale a cerca de 80 mil telespectadores na Grande São Paulo.
Com a transmissão da Copa dos Campeões, a Cultura começa a implementar seu plano de comercializar anúncios institucionais. Nesse tipo de publicidade, o anunciante divulga sua marca ou produto, sem propalar suas qualidades.
A Folha apurou que um dos patrocinadores da Cultura deverá ser a Nike. A empresa negocia comprar uma das cotas de publicidade dos jogos da Copa dos Campeões.
Um dos anúncios da Nike que poderá ser veiculado é aquele em que o jogador Ronaldinho aparece em uma praia, ao lado de outros atletas, exibido durante a Copa da França. Nele, depois de um rápido clipe, apenas o logotipo da empresa é estampado, o que o caracterizaria como institucional.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.