São Paulo, domingo, 10 de janeiro de 1999

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TV NO MUNDO

Sucesso de 'Teletubbies' é mistério

ESTHER HAMBURGER
em Austin

Amanhã, às 8h30, estréia "Teletubbies" na Globo. O inusitado seriado inglês é um dos fenômenos recentes da TV mundial. Em 1998, por ocasião da estréia americana na PBS, meu comentário apontava uma certa letargia que o programa me inspirou.
Mas o sucesso da co-produção da BBC de Londres com a Ragdoll, uma produtora independente, é tal que já inspira cópias em outras estações dos EUA.
O canal da Disney apresenta "Rolie Polie Olie", um desenho animado de figurinhas também balbuciantes, que, em vez de monitores de TV na barriga, têm antenas na cabeça.
"Teletubbies" faz sucesso indiscutível de público nos mais diversos países. Vende milhares de bonecos. Como ocorre com frequência, o sucesso inesperado é difícil de explicar e provoca polêmica.
As críticas usuais a programas de televisão não se aplicam a este caso. Aqui não há excesso de violência, sexo, ou qualquer outra apelação ao gosto sensacionalista.
Ao contrário, "Teletubbies" é produto de um projeto cuidado com preocupações educacionais. Questiona-se então a coerência de uma proposta educacional desinteressada que vem acompanhada pelo comércio dos produtos relacionados aos personagens.
Ou o suposto efeito negativo no desenvolvimento fonoaudiológico das crianças telespectadoras. As reclamações me parecem ranzinzas em tempos de tanta coisa muito pior.
Mas se essas críticas não me convencem, e o fascínio do programa tampouco me sensibiliza. Para mim, o sucesso permanece um mistério.
O radicalismo formal da proposta gera interesse. Na sua busca de, em vez de trazer a criança de 1 ano de idade para o universo do adulto, trazer o veículo adulto para o universo infantil, "Teletubbies" procura se aproximar do que poderia ser identificado como tal.
O ritmo lento e literalmente repetitivo se soma a um cenário que a estética inglesa imagina como onírico infantil. Sons desconexos e meias palavras procuram mimetizar os ruídos dos primeiros meses da infância.
Curiosamente, o programa que se tornou mania nacional na Inglaterra e fascina crianças de 1 e 2 anos também desperta o interesse de crianças mais velhas e adolescentes.
Talvez a falta de ousadia e inovação de grande parte da produção televisiva seja tal que as novidades de forma já justificam a assistência. Talvez "Teletubbies" fascine justamente porque desafia pouco.
"Teletubbies" não procura convencer ninguém de nada. Não apresenta blocos de informações essenciais à compreensão de sequências seguintes.
A estréia do programa inglês que vai encurtar o auditório da Angélica promete polarizar.


E-mail: ehamb@uol.com.br



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