São Paulo, domingo, 10 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL

Mel Lisboa

Roberto Price/Folha Imagem
Mel Lisboa, 19, que estará na minissérie "Presença de Anita", da Globo


Aprovada após um longo processo de seleção com mais de cem adolescentes e algumas atrizes da Globo, Mel Lisboa, 19, será a protagonista da próxima minissérie da emissora, "Presença de Anita", que deve estrear em 31 de julho. Verde, como seus olhos, nunca fez televisão, só alguns comerciais e teatro amador, mas já vai aparecer provocante em 80% das cenas da série, na qual será uma espécie de Lolita brasileira.


CRISTIAN KLEIN
DA SUCURSAL DO RIO

Como você foi descoberta pela Globo?
Foi por acaso. O produtor de elenco da minissérie, Luiz Antonio Rocha, entrou em contato comigo porque precisava pedir autorização para veicular minha imagem em um comercial que eu fiz há três anos. Era um anúncio para um shopping do interior de São Paulo. Foi então que ele teve a idéia de me convidar para fazer os testes para "Presença de Anita".
Você fez uma bateria de quatro testes e concorreu, nessa fase, com 50 atrizes, algumas conhecidas, como Gabriela Duarte, Fernanda Rodrigues, Júlia Feldens e Júlia Almeida, filha do autor da minissérie, Manoel Carlos. Foi uma surpresa ter sido escolhida?
Eu já tinha feito um teste para a novela "Explode Coração", em 1995, mas não fui selecionada. Dessa vez, passei noites dormindo mal enquanto ocorriam os testes. Mas parece que tudo estava conspirando. Minha mãe, que é meu grande guru, me deu muito apoio. A confiança que a Globo está depositando em mim é um peso, uma responsabilidade.
Sua mãe não ficou preocupada com o fato de você estrear na TV logo num papel em que contracena com um ator mais velho, o José Mayer, em cenas picantes?
Não. A produção terá todo o cuidado com as cenas. Não haverá nada que tenha vulgaridade.
Você se acha parecida com a personagem Anita, uma menina-mulher?
A Anita é uma personagem interessante, instigante, uma mulher bem especial, enigmática. E as pessoas sempre me dão uma idade menor do que a minha. Não só porque tenho cara de criança, mas pelo meu jeito de sentar e de falar.
Você faz faculdade de cinema na UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói. De que diretores e filmes você gosta?
Sou bem eclética. Mas prefiro os que mexem comigo. Kubrick, Buñuel, Bergman, Eisenstein, os grandes cineastas. Entres os brasileiros, gosto do Walter Salles, do Glauber Rocha, claro, do Nelson Pereira dos Santos e da Carla Camurati. Admiro muito o trabalho que o Sérgio Bianchi fez em "Cronicamente Inviável". Mas o filme que mais me marcou foi a "A Noviça Rebelde", que vi várias vezes durante a minha infância.
Você quer seguir a carreira de atriz?
Eu tinha desanimado e agora voltei. A primeira vez que apareci na televisão foi em um comercial de gelatina, quando eu tinha dois anos. As pessoas me achavam uma criança bonitinha e fui chamada para fazer vários comerciais. Aos 8 anos, minha mãe me incentivou a fazer teatro como uma coisa terapêutica. Mas aos 12 desisti. Tinha receio de que a carreira artística mudasse a minha vida.
De que programas da televisão você não gosta?
Todos os programas que passam no domingo. É um dia para a gente não ficar em casa. Domingo é para passear, entrar em contato com a natureza.
Você é muito preocupada com beleza?
É uma preocupação saudável. Não sou paranóica, não ando superarrumada, nunca uso maquiagem. Costumo correr e andar na lagoa [Rodrigo de Freitas, no Rio" e pratico acrobacia de solo.
O que você faz no tempo livre?
Não gosto de boates. Costumo dançar forró no Malagueta, em São Cristóvão, e ir à Fundição Progresso.
O que seus pais fazem?
Minha mãe, Cláudia Lisboa, é astróloga, e meu pai, Bebeto Alves, é cantor e compositor, já gravou vários CDs. É mais conhecido em Porto Alegre, onde mora. E tenho uma irmã, Luna, de 23 anos.
Luna e Mel?
Pois é. Minha mãe não foi exatamente uma hippie. Ela fez faculdade de arquitetura. Mas tinha uma certa afinidade com o movimento, nos anos 70.

BLITZ

Nome: Mel Lisboa Alves
Idade: 19
Nascimento: 17 de janeiro de 82
Local: Porto Alegre
Hobby: acrobacia de solo
Estréia em: propaganda



Texto Anterior: Mais aventura: Programa vai revelar os recantos do Brasil
Próximo Texto: Eternamente jovens: Programação infantil vive do passado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.