São Paulo, domingo, 11 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PORTA DA ESPERANÇA

Realizar sonhos é a tarefa de Netinho

O pagodeiro ganha programa semanal e a difícil missão de alavancar o ibope dominical da Rede Record

DA REPORTAGEM LOCAL

CHEIO DE boas intenções, o pagodeiro Netinho, ex-Negritude Jr., assume, no próximo domingo, dia 18, o comando do novo programa dominical da Rede Record.

Com o nome de "Domingo da Gente", o programa é uma ampliação do quadro "A Princesa e o Plebeu", que Netinho comandava no "Domingo Legal", do SBT, no qual escolhia uma garota pobre para ter um "dia de princesa" ao seu lado.
A atração da Record promete ser igualmente "beneficente": o programa se propõe a realizar sonhos dos telespectadores, homenagear artistas, fazer crianças se encontrarem com seus ídolos e até promover reconciliações entre casais e famílias. "Queremos colocar as pessoas comuns e suas emoções na TV. Não estamos criando nada de novo, claro, mas aproveitando o que já deu certo na televisão", diz Netinho.
"E eu estou bem confiante porque, na verdade, a Record está me pagando uma grana ótima para eu ser eu mesmo."
Cerca de 80% do programa, que nas primeiras semanas será inteiramente gravado, será de cenas externas, na rua ou na casa das pessoas, por exemplo. O restante será apresentado em auditório e deve contar com atrações corriqueiras, como apresentações musicais.
Apesar de entrar na programação dominical da emissora, hoje tomada por filmes, o "Domingo da Gente" -que terá direção de Leonor Corrêa, irmã de Fausto Silva e ex-"Domingão do Faustão"- não vai, a princípio, participar diretamente da guerra dominical pela audiência, dominada por Gugu Liberato e o "Domingão". A atração vai ao ar das 13h30 às 15h, horário em que os programas da Globo e o do SBT não estão no ar.
"Escolhemos esse horário por uma estratégia, não queremos ainda bater de frente com esses programas", explica Marcos Vinícius Chisco, diretor de programação da Record. "Mas, se conseguirmos bons resultados com a atração, com certeza ela mudará de horário."
Netinho e a direção do "Domingo da Gente" prometem não "apelar" para tentar alavancar a audiência do horário, que hoje dificilmente ultrapassa os 3 pontos no Ibope (cada ponto equivale a 80 mil telespectadores na Grande São Paulo).
"Queremos que a família sente para ver TV sem constrangimentos, sem o pai ter que explicar para o filho de 7 anos o que deveria explicar somente para um garoto de 15", diz Netinho. "E não vou ficar explorando o problema das pessoas para dar audiência. Quero resolver esses problemas."
O pagodeiro, que é um dos raros negros a comandar programas de destaque na TV, diz que não pretende abordar a questão racial na atração. "É inegável que os negros estão comemorando, estão cansados de ver na TV um estereótipo que não é o deles. Mas não é um programa para negros, é para todos. Senão, seria racismo ao contrário", diz. (CLÁUDIA CROITOR)


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Record terá sitcom voltada para o "povão"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.