São Paulo, domingo, 11 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV 50 ANOS

Novela dos anos 60 teve 596 capítulos

CLÁUDIA CROITOR

NÃO foi só "Terra Nostra" que agradou ao público a ponto de ter sua trama espichada para ficar com mais de 200 capítulos. A novela "Redenção", exibida pela emissora paulista TV Excelsior há 32 anos, conseguiu uma proeza bem maior: foi projetada para ter cem capítulos, mas agradou ao público de tal maneira que foi esticada para nada menos do que 596 capítulos -o que a tornou a novela mais longa da televisão brasileira, exibida de maio de 1966 a abril de 1968.
Escrita por Raimundo Lopes originalmente para o rádio (foi apresentada na Rádio Mayrink Veiga em 1957), "Redenção" teve como protagonista Francisco Cuoco, interpretando o médico Fernando Silveira, que, com seu comportamento misterioso, despertava grandes paixões. "O doutor Fernando era um personagem muito humano, passava por questionamentos e vivia atormentado pelo passado", conta Cuoco. "Foi um personagem muito interessante, que me deu muita satisfação e foi um grande passo na minha carreira."
Além de ser a novela mais longa da TV, "Redenção" originou a primeira cidade cenográfica erguida para uma novela, em São Bernardo do Campo. Mais tarde, o local seria transformado no parque infantil Cidade da Criança.



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Nova economia: Organizações Tabajara expandem seus negócios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.